Novo coronavírusPixabay - Creative Commons
Covid-19: Rio registra 1,3 mil casos confirmados em 24 horas
Taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19 no estado é de 31,9%
Rio - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) informou que registrou, até esta sexta-feira, 1.320.762 casos confirmados e 68.321 óbitos por coronavírus no estado. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 1.323 novos casos e 92 mortes. A taxa de letalidade da covid-19 no Rio está em 5,17%, a maior do país. Entre os casos confirmados, 1.249.939 pacientes se recuperaram da doença.
Segundo o painel de dados desenvolvido pela pasta, a taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) para a covid-19 no estado é de 31,9%. Já a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria é de 18,4%.
Nova classificação
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira (29), durante a apresentação do 43º Boletim Epidemiológico, uma nova escala para medir o risco de transmissão da covid-19 no Rio. Nela, aparece uma nova classificação, a de 'risco baixo', a qual a capital fluminense se encontra neste momento. Até então, o mapa da cidade apresentava possibilidades de risco 'muito alto', 'alto' e 'moderado'.
Segundo o secretário de Saúde, Daniel Soranz, a inserção de uma nova classificação foi uma sugestão do Comitê Científico, que orienta a prefeitura nas tomadas de decisão. Para avaliar qual a cor do mapa de risco da cidade, técnicos da secretaria avaliam dois indicadores principais: a incidência e a taxa de mortalidade, patamares que estão em queda semanalmente. Em 2021, o mapa de risco apresentou, por 18 semanas consecutivas, risco muito alto; nas 18 semanas seguintes, risco alto; e outra seis semanas com risco moderado.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.