Ediélio Filgueiras da Costa, o 'Galego', de 32 anos, foi apontado como autor dos disparos que matou MC JotinhaDivulgação

Rio - O autor do assassinato de Jonathan Gomes de Araújo, o MC Jotinha, de 17 anos, foi identificado por agentes da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) como Ediélio Filgueiras da Costa, o 'Galego', de 32 anos. O criminoso foi reconhecido por testemunhas que estavam no evento de forró, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense, no dia 16 de novembro deste ano.
O pai de MC Jotinha, Jones Gomes de Araújo, de 38 anos, foi uma das testemunhas que ajudou a DHBF a identificar o criminoso. Ediélio, também conhecido como 'Pistoleiro da Paraíba', responde na Justiça da Paraíba pelo assassinato do vereador da cidade de Natuba, na Paraíba, Antônio de Souza Araújo, de 55 anos.
O pai da vítima relembrou ao Dia o que disse em depoimento logo após o crime: "Eu estava em casa e senti que deveria ir lá no bar onde o Jonathan estava. Quando eu cheguei no evento ele [MC Jotinha] me abraçou, disse que me amava e que ia ficar comigo até o último dia da vida dele. Pouco tempo depois começou uma confusão bem do nosso lado envolvendo os amigos dele. Quando ele foi separar, o Ediélio sacou uma arma e disparou contra meu filho", contou.
Jones por pouco também não ficou ferido durante a briga: "Quando eu parti pra cima do meu filho, o Ediélio apontou a arma pra mim, mas os amigos dele impediram dele atirar", lembra. Um primo de Jotinha, que estava com ele, contou à polícia que havia um comparsa que o ajudou na fuga. A identidade desse homem ainda não foi divulgada.
MC Jotinha tinha uma viagem marcada para esta última segunda-feira (29), com destino à Brasília e, em seguida, iria para Cuiabá, onde faria uma sequência de eventos. Um grande incentivador do jovem, o pai relembrou que eles haviam se mudado para o Rio de Janeiro recentemente devido às dificuldades da pandemia.
Ediélio está foragido há pelo menos três meses no Rio de Janeiro. Ele e o comparsa que o ajudou a fugir do local ainda não foram localizados pela Polícia Civil.