Revitalização da estátua de Carlos DrummondPrefeitura do Rio / Divulgação

Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Conservação, revitalizou a estátua de Carlos Drummond de Andrade, na Praia de Copacabana. Além da reposição dos óculos, furtados no fim de outubro, a Gerência de Monumentos e Chafarizes refez a pátina do bronze da escultura e recolocou placas desgastadas pela ação da maresia e do tempo.
Para confeccionar os novos óculos, foi chamado o artista Mario Pitanguy, autor de outros monumentos que podem ser vistos na cidade, como a escultura da bailarina Mercedes Baptista, no Largo de São Francisco da Prainha. Pitanguy também refez os óculos do busto de Abraham Medina, em Copacabana, furtados e repostos no primeiro semestre deste ano.
A secretária de Conservação, Anna Laura Valente Secco, reforça a importância de a população ajudar a zelar pelos monumentos cariocas. “A Prefeitura faz a manutenção regular dos monumentos e chafarizes, mas os cidadãos precisam nos ajudar a combater o vandalismo. Preservar nossa cultura é conservar a história da nossa cidade”, diz ela.
Sobre o monumento:
A estátua de Carlos Drummond de Andrade foi instalada em 2002, em comemoração ao centenário do poeta. Localizada na Avenida Atlântica, em frente à Avenida Rainha Elizabeth, em Copacabana, é inspirada em uma foto de Rogério Reis e foi confeccionada por Leo Santana. A peça, feita em bronze, mostra Drummond sentado em um banco, de costas para o mar e olhando para o calçadão. Tanto moradores do Rio quanto turistas fazem questão de sentar ao lado do poeta, seja para fazer uma foto ou para admirar a paisagem.