Ações de fiscalização e patrulhamento foram intensificadas na orla da cidadeDivulgação

Rio - A Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) informaram neste sábado que registraram, na noite do dia 31, durante a Operação Especial do Réveillon 2022, sete ocorrências de furtos e uma de roubo na praia de Copacabana. Cerca de 20 pessoas foram conduzidas para delegacias da região, como 12ª (Copacabana) e a 9ª (Catete), além da DEAT. Entre os conduzidos estavam quatro adolescentes. A maioria dos crimes foi de furto de telefone celular e houve também o furto de um cordão de ouro. Além disso, cerca de 20 pessoas foram conduzidas para delegacias após ocorrências registradas durante o patrulhamento e diversas abordagens foram feitas no calçadão e na areia por equipes da Guarda Municipal e da Subsecretaria de Operações da SEOP.

Entre os dias 29 e 31, somando as ações preventivas com foco no Réveillon, foram registradas dez ocorrências de prisão no bairro de Copacabana, incluindo o caso de um homem de 24 anos que usou um cutelo e uma faca para intimidar um casal e roubar seus pertences na madrugada do dia 30 para 31. Ele chegou a ferir uma das vítimas. Os guardas impediram o linchamento do homem e o conduziram para a 12ª DP. 

Ao todo, um efetivo de 1.432 guardas municipais foi direcionado para a operação, sendo 491 responsáveis pela fiscalização e ordenamento do trânsito. Oitenta e sete reboques auxiliaram as equipes durante a restrição de estacionamentos na orla de Copacabana e no inspecionamento de irregularidades de trânsito nas vias do entorno.

No Parque Madureira, Zona Norte, equipes da Guarda Municipal foram acionadas por uma mulher de 30 anos que teve um aborto espontâneo. De acordo com a GM-Rio, ela recebeu o suporte de uma funcionária da Comlurb para ir ao banheiro e, ao identificar o sangramento, o SAMU foi acionado.


Eventos irregulares

Equipes da Guarda Municipal removeram cinco barracas de camping na orla de Copacabana nesta sexta-feira, 31. No Arpoador, um evento clandestino com caixas de som e estruturas montadas na areia foi impedido. No total, foram apreendidos 2.578 itens durante a ação, entre bebidas, descartáveis e alimentos. Segundo o secretário de Ordem Pública Brenno Carnevale, a atuação da SEOP e da GM-Rio ainda conseguiu recuperar itens furtados.

“Atuamos em conduções para delegacias e na prisão de pessoas e conseguimos recuperar itens furtados, como celulares e cordões, além da apreensão de facas durante abordagens”, destacou o secretário.

Fiscalização reforçada

Ações de fiscalização e patrulhamento foram intensificadas na orla da cidade pela Prefeitura do Rio para o Réveillon 2022, com objetivo de coibir irregularidades, como o cercamento de faixas de areia e do calçadão por quiosques, o depósito irregular do comércio ambulante na areia, além da fiscalização da restrição de estacionamento de veículos.

Nesta semana, somente entre os dias 29 e 31, foram registradas dez prisões em Copacabana, incluindo o caso de um homem de 24 anos que usou um cutelo e uma faca para roubar um casal na madrugada do dia 31. O acusado chegou a ferir uma das vítimas e teve o linchamento impedido por guardas que estavam no local e o conduziram à 12ª DP (Copacabana).

No mesmo período, também foram registradas 276 infrações de trânsito no bairro, principalmente por estacionamento irregular. Em toda a cidade, foram aplicadas 2.689 multas durante as ações de fiscalização e monitoramento do trânsito. Às 18h de quinta-feira, 30, foi iniciada a restrição de estacionamento nas praias de Copacabana e Leme. Na manhã deste sábado, 1, foram removidos 326 veículos por desrespeito às regras de restrição.

No entorno da Rodoviária, em Santo Cristo, entre os dias 29 e 30, uma operação realizada para coibir o transporte pirata de passageiros apreendeu cinco veículos que faziam itinerário para Rio das Ostras, Cabuçu (Nova Iguaçu), Caxias, Nilópolis e Bonsucesso. Além da remoção para o depósito público, os condutores foram multados em R$ 1.858,58, conforme determina o decreto 40.518 de 2015.