Movimentação de banhistas neste sábado (1º) na Praia VermelhaFabio Costa/Agência O Dia

Rio - Mais uma vez, o fim de semana não pede praia no Rio de Janeiro. O Sistema Alerta Rio informou que neste domingo, 2, o tempo seguirá instável na cidade, ainda por conta da influência de um corredor de umidade. Neste sábado, os períodos de chuva não afastou turistas e cariocas, que foram compensados com o calor e o sol que deram as caras em alguns momentos do dia. 

No domingo, haverá predomínio de céu nublado com chuva fraca a moderada nos períodos da tarde, assim como à noite. A previsão é de ventos fracos a moderados e temperaturas estáveis, com máxima de 33°C e mínima de 20°C.


Os cariocas começaram o ano com chuvas fracas em vários pontos da cidade, logo pela noite e de madrugada. Na Zona Norte, especialmente na Tijuca e no Centro, começou a chover por volta das 22h30, assim como nos bairros da Urca, na Zona Sul, e Jacarepaguá, na Zona Oeste. Na madrugada, às 5h15, Barra da Tijuca e Recreio, na Zona Oeste, Madureira, na Zona Norte, e Jardim Botânico, na Zona Sul, já acordaram com precipitações.

Corredor de umidade
O canal ou corredor de umidade é um nome popular para o fenômeno natural conhecido como Zona de Convergência do Atlântico Sul, que surge por causa do aquecimento durante o verão, quando o Centro-Oeste do Brasil fica com mais calor e mais umidade.

Com a migração Zona de Convergência Intertropical, onde se encontram os ventos do Norte e do Sul, essa oferta maior de calor no Centro-Oeste do país cria um corredor de umidade desde o extremo Noroeste do Brasil até o Sudeste, causando chuvas.