Passageiros aguardam liberação para embarcar no navio MSC PreziosaMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - O navio MSC Preziosa atracou na manhã deste domingo no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio, com cerca de 20 casos confirmados de covid-19. De acordo com a empresa, a viagem dos tripulantes terminaria hoje mesmo. Apesar disso, dentro e fora do transatlântico, o clima é de apreensão por não saberem quando irão ter o embarque e o desembarque autorizados. Segundo informações de uma pessoa que está dentro da embarcação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está realizando a testagem das pessoas contaminadas.
De acordo com o carioca Pablo Feder, de 20 anos, que está dentro do MSC Preziosa, com a mãe, o irmão e a avó, "a última informação passada para todos foi de que o navio não está de quarentena e não irá entrar em quarentena, e que tem gente da Anvisa aqui dentro checando os casos positivos".
O carioca ainda contou que horas antes da virada do ano, colocaram em isolamento algumas pessoas e houve uma discussão grande na recepção do navio.
Pablo disse que o maior problema aqui é de quem tem voo marcado, porque o desembarque estava programado para começar por volta das 9h. "Conheci um casal aqui que tem um voo marcado para às 15h, mas até agora ninguém sabe quando vamos estar liberados para deixar o navio. Outro problema é ficar aqui sendo obrigado a gastar mais".
Apesar disso, Pablo Fedel as atividades no navio estão normais. "O buffet de almoço foi liberado pra todo mundo, o que sugere que deve demorar".
À espera do embarque
Os passageiros que estão no Píer Mauá aguardando liberação para embarcar contaram que não foram avisados sobre os casos confirmados de covid-19 dentro do navio. Alexandre Santos da Silva, 48 anos, disse que ficou sabendo ao ser abordado pela reportagem de O DIA.
"Eles não falaram nada com a gente, mas se tá tudo controlado lá dentro, não vejo problema. Estamos vacinados também", afirmou.
Apesar não terem sido informados previamente, alguns passageiros parecem não se importar. A mineira Lara Paes, de 21 anos, está viajando com dois amigos e disse que eles estão esperando esse cruzeiro há dois anos. "Espero que não cancelem, porque não nos avisaram nada e já estamos nessa expectativa há muito tempo".
De acordo com Natã Silva, de 21 anos, o transatlântico tinha como destino inicial Punta Del Leste, no Uruguai, mas cancelaram e transferiram para o Nordeste. "Agora ele vai seguir por Ilhéus, Salvador e Maceió por sete dias. Não nos avisaram nada, mas eles exigem teste de covid para entrar e nós fizemos ontem e também estamos vacinados".
Roberto Serafim dos Santos, de 62 anos, trabalha como camelô e está aproveitando para faturar uma graninha nesse início de ano. Ele está oferecendo o serviço de transporte de bagagens para as pessoas que chegam perto do Museu do Amanhã e querem ir para o ponto onde é feito o despacho das malas.

"Nós sempre fazemos esse serviço que facilita a vida das pessoas que chegam na Praça Mauá e querem vir pro cruzeiro. Cobramos, em média, R$ 150 por viagem, sem limite de bagagens".
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os infectados e quem teve contato com eles estão em isolamento a bordo. A empresa responsável pela embarcação, que veio de Búzios, na Região dos Lagos, informou que todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves.
"Em contato com a Anvisa, a Secretaria Municipal de Saúde foi informada de que há cerca de 20 casos confirmados de covid-19 no navio MSC Preziosa e de que foi liberada a atracação da embarcação no Porto Rio, na manhã deste domingo (2). Todos os pacientes, assim como os cerca de 35 a 40 contactantes estão cumprindo isolamento a bordo", disse a SMS em nota.
De acordo com a secretaria, o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (CIEVS) do município já recebeu e analisou o Livro Médico de Bordo. Eles realizarão uma investigação em conjunto com a Anvisa e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a fim de determinar o cenário epidemiológico da embarcação e tomar as medidas de prevenção e controle.
A MSC identificou os casos na rotina de monitoramento de saúde, que inclui testagens frequentes e diárias de 10% dos hóspedes e tripulantes. O grupo foi isolado em uma seção dedicada e separada do navio, em cabines com varanda, seguindo as medidas previstas para este tipo de situação.
"(...) identificamos um pequeno número de casos de covid-19 entre as pessoas que estão a bordo do MSC Preziosa, que representa 0,6% do total da população a bordo".
Na noite de Réveillon, o navio ficou ancorado na Praia de Copacabana. Depois da virada do ano, ele seguiu direto para Búzios, onde foram identificados os casos da doença.
A Anvisa recomendou nesta sexta-feira a suspensão da temporada de transatlânticos no Brasil após registros de casos da doença em dois navios que estavam em Santos e na Bahia no fim do ano.