Navio MSC Preziosa chega ao Rio com cerca de 20 casos confirmados de covid-19, neste Domingo (02).Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - O navio MSC Preziosa, que atracou no Píer Mauá, na Zona Portuária do Rio, na tarde deste domingo (2), por conta de um surto de covid-19, recebe passageiros para uma nova viagem. Segundo relatos, houve um atraso no embarque por conta da saída dos hóspedes no início da tarde. No local, passageiros reclamam da falta de atendimento e ausência de esclarecimentos sobre os casos confirmados da doença a bordo.  
De acordo com Gabriela Guerreiro, de 34 anos, a MSC remarcou o destino sem qualquer aviso prévio. "Estamos indo para Ilhéus, mas eu comprei para Buenos Aires. Eles remarcaram sem avisar a gente. Estou há seis horas na fila, sem informação nenhuma. Toda vez que a gente pede informação para algum funcionário, eles falam que não tem nada a declarar".
"Não falam o motivo da fila, nem se vai ter embarque, nem nada, nenhuma informação. Na fila, sem banheiro, o que está salvando são esses carrinhos de comida, mas sem estrutura nenhuma. O atendimento da MSC está horroroso, péssimo", apontou a empresária.
Alexandre Santos da Silva, 48 anos, disse que ficou sabendo ao ser abordado pela reportagem de O DIA. "Eles não falaram nada com a gente, mas se tá tudo controlado lá dentro, não vejo problema. Estamos vacinados também", afirmou.
Apesar não terem sido informados, alguns passageiros parecem não se importar. A mineira Lara Paes, de 21 anos, está viajando com dois amigos e disse que eles estão esperando esse cruzeiro há dois anos. "Espero que não cancelem, porque não nos avisaram nada e já estamos nessa expectativa há muito tempo".
De acordo com Natã Silva, de 21 anos, o transatlântico tinha como destino inicial Punta Del Leste, no Uruguai, mas cancelaram e transferiram para o Nordeste. "Agora ele vai seguir por Ilhéus, Salvador e Maceió por sete dias. Não nos avisaram nada, mas eles exigem teste de covid para entrar e nós fizemos ontem e também estamos vacinados".
Entenda o caso
Na manhã deste domingo (2), o navio MSC Preziosa atracou na Zona Portuária do Rio com cerca de 20 casos confirmados de covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todos os infectados e quem teve contato com eles estão em isolamento a bordo. A empresa responsável pela embarcação, que veio de Búzios, na Região dos Lagos, informou que todos os casos são assintomáticos ou com sintomas leves. 
A MSC identificou os casos na rotina de monitoramento de saúde, que inclui testagens frequentes e diárias de 10% dos hóspedes e tripulantes. O grupo foi isolado em uma seção dedicada e separada do navio, em cabines com varanda, seguindo as medidas previstas para este tipo de situação.