Para confirmar a existência do vírus no organismo são realizados os exames RT-PCR (Swab)Foto: Divulgação

Rio - Um levantamento feito pela Prefeitura do Rio, até o fim da manhã desta segunda-feira, indica que 9,6% das pessoas que testaram para covid-19 na rede pública estavam mesmo com o vírus. Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, 1.250 cariocas que procuraram estavam contaminados com o coronavírus, desse total, 36% confirmaram que passaram o Réveillon fora da capital.
"A gente já estava esperando ter um aumento de casos de covid-19 pela variante. Foi assim que aconteceu em quase todos os países do mundo, então certamente a gente vai ter um aumento de casos com a variante Ômicron", pontuou o secretário, em entrevista ao DIA.  
De acordo com o médico, a prefeitura pretende acelerar a vacinação de cariocas com a dose de reforço, ampliar a capacidade de testagem e reforçar através de campanhas a necessidade da busca por atendimento ao sinal de qualquer sintoma de síndrome gripal.
Soranz explica ainda que a alta na procura por testes nesta manhã ligou um alerta que motivou a avaliação dos resultados já nesse curto período. "A gente fez um consolidado nesta manhã, que não é um consolidado que fazemos normalmente, justamente para entender o que estava acontecendo. Entender essa demanda das pessoas que procuraram as unidades de saúde para testagem", disse. 
Na última semana, a SMS já havia identificado um aumento no índice de positividade dos testes para Covid-19, que passou de 0,7%, na semana anterior ao natal, para 5,5%, na semana do feriado.[
Apesar do constante monitoramento, o secretário acredita que o momento atual não reflete nem de perto o vivido em outros estágios da pandemia, mas pontua que o risco sempre existe. "Esse aumento ainda não configura algo acima do previsto dessa nova variante. Mas de qualquer maneira é um ponto para ficarmos em alerta", finalizou. 
Atualmente, o município não tem nenhum paciente internado com a variante Ômicron. Segundo o Painel Covid-19, 25 pacientes estão internados com o vírus. Destes, 19 não tem o esquema vacinal completo.