Vacinação contra a Covid-19, Posto de Saude Heitor Beltrão na Tijuca, nesta segunda feira (03).Marcos Porto/Agencia O Dia

Rio - O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, confirmou, nesta segunda-feira, que já há transmissão comunitária da variante Ômicron. Ao todo o município, já registrou dois casos da nova cepa do Covid-19, sendo o último o caso de uma turista americana, com sintomas leves. Cidade investiga 180 casos possíveis contaminados com a nova cepa.

"A gente já estava esperando ter um aumento de casos de covid-19 pela variante. Foi assim que aconteceu em quase todos os países do mundo, então certamente a gente vai ter um aumento de casos com a variante Ômicron aqui", comentou o secretário, em entrevista ao DIA.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram confirmados dois casos da nova variante no Rio. O mais recente foi de uma turista americana, de 23 anos, que chegou de Nova York no Rio, dia 17 de dezembro, e procurou uma unidade particular de saúde com sintomas de amgdalite.

Após testar positivo, o exame da turista foi enviado para Fiocruz que atestou se tratar de um caso da nova cepa do vírus. A turista permaneceu em isolamento, conforme orientação e já está curada. Ao todo, são investigados outros 180 casos da doença.

"Não temos nenhum internado com a variante Ômicron. Todos os casos confirmados tiveram sintomas leves da covid-19 e já foram liberados", garantiu Soranz.
Os números devem aumentar nos próximos dias, após as festas de fim de ano. Nesta segunda-feira, um levantamento feito pela SMS indicou 9,6% dos testes positivos para covid-19, contra 5,5% da última semana e 0,7% da anterior. O número representa uma tendência de alta nos casos.