Homem reage a racismo e desfere soco durante confusão em hotelREPRODUÇÃO DE VÍDEO

Rio - A volta do Réveillon de Copacabana foi notícia em portais e emissoras de televisão do mundo inteiro. Na internet, entretanto, o que viralizou aconteceu nos corredores do famoso Hotel Hilton, em Copa: um homem negro desfere um soco certeiro no olho de outro homem, durante uma discussão nas dependências do hotel, no Ano Novo. O autor do soco, um produtor de festas norte-americano, alega racismo por parte de um casal, também estrangeiro. O caso parou na polícia.
Assista ao vídeo:
O clima pesado começou ainda na tarde do dia 31, segundo relatos ouvidos pelo DIA. Uma festa de hip hop aconteceu durante a virada do ano dentro do Hilton, com DJs nacionais e internacionais. Os convidados eram quase todos negros. Pessoas presentes no evento disseram que a confusão começou a ganhar forma quando, já no dia 1º, o café da manhã dos convidados da festa foi servido no mesmo espaço dos hóspedes do hotel. "O Hilton não é um local onde a gente costuma ver o trânsito de muita gente preta, a não ser que estejam trabalhando. A verdade é essa. Nesse dia 31, era uma festa predominantemente de gente preta. O staff do hotel, naquele dia, estava preocupado", contou um dos presentes.
"No refeitório, eu percebi a cara de quem estava no hotel. Hóspedes estavam incomodados com o pessoal que voltou meio loucão da festa", completou.
Os relatos dão conta de que o estopim para a confusão foi quando o produtor da festa passou à frente em uma fila do hotel. Ele é cliente especial - 'Diamond' - e teria esse direito, mas um casal questionou os funcionários e, segundo testemunhas, foi racista contra o norte-americano. No vídeo que circula nas redes sociais, uma mulher brasileira chega a puxar os cabelos do homem, que usa dreadlocks. O homem negro, irritado, desfere um soco no companheiro dela, que é alemão. Ele cai imediatamente ao chão.
Nas redes sociais, o autor do soco, que se identifica como Slyfox, disse que precisou dormir fora do hotel Hilton. "Por causa dessa falha de segurança o casal fez a polícia me esperar do lado de fora por horas. Eu não pude ficar no hotel naquela noite porque eles mentiram dizendo que eu os ataquei", escreveu o produtor nas redes sociais. "Eles voltaram com a polícia dizendo que eu os ataquei,  esperando horas fora do hotel. Me hospedei no Airbnb, que também aluguei. Só estava no Hilton porque aluguei o local para a minha festa", completou o norte-americano.
A reportagem procurou a polícia, que não respondeu. Em nota enviada através de seu porta-voz, o Hilton Copacabana disse que irá cooperar com a investigação "Estamos cientes de que foi divulgado um vídeo mostrando um trecho de uma briga entre hóspedes do Hilton Rio de Janeiro Copacabana". Continuamos cooperando com a polícia em sua investigação".