Desembarque do navio Costa Fascinosa ontem, na Zona Portuária do Rio de JaneiroCleber Mendes

Rio - Uma investigação conjunta da Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) com a Anvisa e a Secretaria de Estado de Saúde a bordo do navio Costa Fascinosa, nesta quinta-feira (6), constatou 29 casos confirmados de covid-19, sendo 11 tripulantes e 18 passageiros, todos brasileiros. Três dos passageiros são moradores da cidade do Rio; todos esses casos e seus contatos estão em isolamento.
Segundo a SMS, coletas foram realizadas para investigação laboratorial e, se atingirem os critérios laboratoriais, serão sequenciadas pelo LNCC/Fiocruz para identificação da variante. Os 18 casos de passageiros confirmados com covid-19 apresentam sintomas leves e estão bem clinicamente. Eles serão desembarcados por transporte seguro da empresa responsável pela embarcação.
Os moradores do município do Rio e cidades próximas seguirão para isolamento em domicílio; já os residentes de fora do Rio serão isolados em um hotel na capital fluminense. Os tripulantes permanecerão a bordo do navio, sendo acompanhados pela equipe de saúde da embarcação, sem desembarque na cidade do Rio.
Passageiros denunciam quebra de isolamento no navio
Uma das primeiras passageiras liberadas confirmou, em entrevista ao DIA, que passageiros infectados insistiam em circular pelo navio deliberadamente. "Os passageiros infectados não respeitaram o isolamento. O que a Costa poderia fazer? Nada! A empresa é dez. Os infectados ficaram circulando pelo navio. Os tripulantes não podiam prender ninguém nas cabines", explicou a professora Irene Freire.
"Em alguns momento da viagem alguns serviços do navio foram desativados, como a sala das crianças e sala de ginástica, o que me deixou chateado. Mas fora isso, me senti seguro a viagem toda", contou o engenheiro Marcelo Lazari, de 53 anos.
Um outro cruzeiro, o navio MSC Preziosa, atracou no Píer Mauá no domingo com 81 casos de covid-19. O número de pessoas abordo da embarcação era de 2,5 mil pessoas. Nesse caso foram contabilizados 61 tripulantes e 20 passageiros, dos quais 16 brasileiros (2 moradores da cidade do Rio de Janeiro) e quatro de outra nacionalidade. Todos esses casos e seus contatos vem sendo mantidos em isolamento.