Doses da vacina pediátrica contra a covid-19 da PfizerReprodução/Agência Brasil

Rio - As 33.950 doses da Pfizer, que chegaram na capital na manhã desta sexta-feira (14), destinadas às crianças de 5 a 11 anos, devem durar somente até a próxima quarta-feira (19), de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A quantidade de vacinas recebidas é insuficiente para cumprir a primeira semana do calendário. 
Procurada pelo DIA, a SMS disse que a manutenção do calendário está condicionada à entrega de doses suficientes pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que a vacinação na capital começa na segunda-feira (17), para meninas com 11 anos de idade.
A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças de 5 a 11 anos em todo estado. A recomendação da Secretaria Estadual de Saúde é que sejam vacinadas, primeiro, crianças com comorbidades e indígenas, seguidas das faixas etárias do mais velho ao mais novo.
"Eu vou levar meus filhos para serem vacinados, quando o calendário chegar na idade deles. É muito importante que pais e mães cuidem da saúde das crianças e garantam que sejam imunizados contra Covid-19. É uma ação educativa que ensina aos mais jovens que a saúde é de responsabilidade coletiva. Quanto mais vacina, melhor", afirmou o governador Cláudio Castro.