Secretário de Saúde, Daniel Soranz, no Centro Municipal de Saúde Píndaro de Carvalho Rodrigues, na GáveaMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, voltou a descartar nesta terça-feira (1º) a possibilidade da prefeitura permitir o carnaval de rua em abril - no mês passado, os blocos foram cancelados e os desfiles das escolas de samba foram adiados para o feriado de Tiradentes (21/4) e São Jorge (23/4). Segundo Soranz, o carnaval dos blocos de rua dificulta o rastreamento de pessoas não vacinadas.
"O Carnaval de rua está descartado. Não é possível fazer sem planejamento, e os não vacinados têm muito risco ainda. É difícil garantir que a pessoa que frequenta esteja vacinada. Mas o do Sambódromo é possível ter planejamento, teremos ensaios técnicos (março)", afirmou Soranz.
O secretário reforçou que o adiamento dos desfiles de fevereiro para abril foi decidido por conta da incerteza do cenário epidemiológico. A variante Ômicron fez os casos de covid explodirem na virada do ano, mas a tendência no momento é de estabilização e queda - a taxa de positividade dos testes de covid, que chegou perto dos 50%, está em 23% no momento. "O Sambódromo tem uma preparação complexa, e a gente não sabia como ia se comportar.  Para garantir a segurança dos turistas e a execução do evento sem risco de cancelamento, foi transferido para o mês de abril", completou.
Na última quinta-feira (27), uma reunião entre a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) e a Riotur definiu que os ensaios técnicos do Grupo Especial na Marquês de Sapucaí começarão em março. Serão sempre duas escolas por domingo, iniciando no dia 6 de março até 10 de abril, sempre a partir das 20h30.