PM faz operação na Cidade Alta nesta quarta-feira (2). Intenso tiroteio no início da manhã afetou circulação dos trensREGINALDO PIMENTA/AGÊNCIA O DIA

Rio - Um tiroteio entre policiais e traficantes assustou moradores da Cidade Alta, em Cordovil, Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (2). Os tiros começaram por volta das 5h30 e impediram o ir e vir dos moradores da região: durante duas horas, o ramal Saracuruna circulou somente da Central até a Penha - a circulação foi normalizada às 8h.
A operação do 16º BPM (Olaria) acontece nas comunidades da Cidade Alta, Pica-Pau e Cinco Bocas, e busca a prisão de criminosos em flagrante e com mandados de prisão em aberto. Até o momento, um homem foi preso, e uma pistola foi apreendida. Ele e o material foram levados para a 38ª DP (Brás de Pina).
O tenente-coronel Ivan Blaz, porta-voz da PM, disse que a operação acontece por conta do episódio de terça-feira (1º), em que um adolescente de 17 anos foi baleado após ele e a mãe, a bordo de um carro, entrarem enganados na Cidade Alta. Caio Douglas do Nascimento está em estado grave.
"Essa operação foi motivada por conta de um ato de violência contra um cidadão de bem ontem. Uma senhora junto com o seu filho entraram em um acesso de forma errada e o jovem foi baleado. É uma situação revoltante e a gente não pode tratar como natural", afirmou Blaz em entrevista ao 'Bom Dia Rio'.
Por conta do tiroteio, os trens circularam somente da Central até a Penha. Da Penha Circular até Gramacho, todas as estações foram fechadas por duas horas. As plataformas ficaram lotadas de passageiros que só foram avisados depois que entraram nas estações.
Algumas entradas da Cidade Alta chegaram a ser obstruídas por barricadas e por dois ônibus que foram roubados e atravessados na rua, a fim de impedir o avanço das equipes policiais e de motoristas. A PM retirou os veículos cerca de 30 minutos depois.
"A situação é de aparente tranquilidade. O 1º CPA, que comanda os batalhões da Zona Norte, já informou à SuperVia que a situação está estabilizada. Uma vez que cessaram os tiros, a gente já pode retomar as atividades dos trens. Esse local já está sem confronto armado. Essa estratégia de colocar ônibus, caminhões de lixo no caminho é típico dessa facção criminosa. Eles também fazem isso na Vila Aliança, para impedirem o acesso da polícia e do povo. A gente vai retirar esses ônibus de lá", disse Blaz.
Nas redes sociais, moradores lamentaram mais uma manhã de sufoco. "Como que vai trabalhar se não tem trem, tiroteio em Cordovil e toda condução que eu pegar vai passar pelo tiroteio?", questionou uma moradora. "Cordovil virou guerra da Síria", disse outro.
Em nota, a PM afirmou que "desde o início da manhã desta quarta-feira (2/2), equipes do 16° BPM (Olaria), com o apoio de outros batalhões subordinados ao 1° Comando de Policiamento de Área (CPA), realizam uma ação para reprimir o crime organizado nas Comunidades da Cidade Alta, Pica-Pau e Cinco Bocas, em Cordovil e Brás de Pina, Zona Norte da Cidade do Rio. Dentre os objetivos estão a prisão de criminosos em flagrante e com mandados de prisão em aberto, a apreensão de armas e a desobstrução de vias da região".
Adolescente baleado em carro na Cidade Alta está em estado grave
O jovem de 17 anos baleado na cabeça na tarde de terça-feira, em Cordovil, segue internado em estado grave no Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha.
Caio Douglas do Nascimento estava com a mãe em um carro voltando de Magé e indo para Irajá. Eles erraram o caminho e entraram na Cidade Alta. Nesse momento, bandidos disparam contra o veículo. A mulher não se feriu.