Animais abandonadosReprodução/pinterest

Rio - Dois casos recentes de abandono foram assunto no Rio: os pets abandonados em uma rua do Rio Comprido e o abandono de um cachorro, na terça-feira, em Volta Redonda. A má notícia é que há muitos casos de animais abandonados e que nem chegam a ser noticiados porque não há testemunhas ou vídeos. A boa notícia é que essa é uma luta de todos, porque no Brasil, abandonar ou maltratar animais é crime. E a pena prevista para isso é de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda dos animais vitimados. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal.
Se você presenciar casos de abandono ou maus-tratos  a cachorros, gatos, cavalos ou qualquer outro bicho, o primeiro passo é socorrer o animal. Provavelmente, ele estará com fome, sede ou machucado. Em seguida denunciar o caso e procurar um abrigo - definitivo ou temporário - para o bichinho. 
"Aqui no bairro, tem aparecido muitos cachorros abandonados. Eles não fugiram, foram largados, porque estão de coleira", comenta o estofador Rogério Casemiro da Silva, morador da Vila da Penha. Ele mesmo, junto com a esposa, Solange Brabo Cardoso, já resgatou sete bichinhos. O último foi largado na esquina da rua deles, no fim do ano. Bem idoso, magrinho - e triste -, passou por um período de adaptação e vermifugação antes de poder ficar na mesma área que os outros.
"Muita gente abandona cachorro idoso, que corre o risco de ser atropelado, por exemplo", lamenta Rogério, enquanto o vira-lata Orelha - agora bem mais feliz - acompanha a entrevista sobre sua nova vida. 
A Secretaria Municipal de Promoção e Defesa dos Animais (SMPDA), da Prefeitura do Rio, foi criada em janeiro de 2021 e é o órgão da Prefeitura responsável por abrigar, planejar e promover a política municipal de proteção animal, em coordenação com os demais órgãos do município, realizando ações como controle populacional, atendimento clínico, educação e conscientização na defesa dos animais, proteção e abrigamento, além do combate ao tráfico e maus tratos. A plataforma 1746 (conhecida pela população como Procon Carioca, e que recebe denúncias) conta com o WhatsApp 3460-1746 para quem busca adoção dos animais abrigados na Fazenda Modelo. 
Quando a denúncia diz respeito a animais silvestres, O Ibama possui a Linha Verde, quando a denúncia é sobre animais silvestres. Telefone: 0800 61-8080 ou pelo e-mail linhaverde.sede@ibama.gov.br. No caso específico de maus tratos, o Disque Denúncia também recebe chamados pelo 2253-1177.