Vacinação das crianças de 08 anos na Policlínica Hélio Pelegrino, neste Sabado (29).Fabio Costa / Agencia O Dia

Rio - Com a chegada de novas doses, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Rio anunciou, no início da tarde desta quarta-feira (2), a retomada do calendário de vacinação infantil contra a covid-19, na próxima sexta-feira (4). A imunização estava suspensa desde a última segunda-feira (31) por falta de imunizantes. Nesta terça-feira (1º), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde, 201.880 doses da CoronaVac, destinadas a crianças de 6 a 11 anos; e vai receber 90 mil doses da Pfizer pediátrica e 265.450 doses da Janssen para adulto. 

Dessa forma, a vacinação será para o público-alvo de 6 anos ou mais na sexta e no sábado (5). Já na próxima semana, serão contempladas as meninas de 5 anos na segunda-feira (7) e os meninos da mesma faixa etária na terça-feira (8). A partir de quarta-feira (9), haverá repescagem para o grupo de 5 anos ou mais. Crianças entre 5 e 11 anos com deficiência ou comorbidade permanecem podendo se vacinar qualquer dia, independente da fase da campanha.

Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais na noite de ontem, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, reforçaram a importância da vacinação do público infantil. A campanha foi, até agora, a que teve menor adesão da história da vacinação da cidade do Rio, com apenas 39% das crianças entre 8 e 11 anos contempladas. O secretário atribui a situação às "notícias falsas" sobre supostos efeitos adversos e "contradições promovidas pelo governo federal".

"O nosso pedido, o nosso apelo, por mais surreal que ele possa parecer a essa altura do campeonato, é: toma sua dose de reforço. A maioria das pessoas já está elegível para tomar a terceira dose, pelo menos as pessoas que correm mais risco, todas já podiam ter tomado a terceira dose. Vacinem seus filhos, pelo amor de Deus!"
Em nota, a SES informou que "mantém uma logística de distribuição permanentemente montada para que, em no máximo 24 horas após o recebimento das doses no estado, elas cheguem aos 92 municípios. As vacinas previstas para chegarem ao estado do Rio de Janeiro na noite de hoje (02.02) estão programadas para sejam distribuídas amanhã (3)".
Calendário de vacinação infantil - Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde
Calendário de vacinação infantilDivulgação/Secretaria Municipal de Saúde