Material apreendido durante operação na Cidade de DeusMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - A Polícia Militar realizou uma operação na Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira (10). O objetivo, segundo a corporação, era localizar e prender criminosos, desarticular quadrilhas de roubos de veículos e a remoção de barricadas. Dois homens foram presos com rádios transmissores, drogas e granada. 
Equipes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Choque e unidades subordinadas ao 2º CPA ocupam as ruas da comunidade. Três veículos blindados também participaram da ação.
Uma casa com estufa de maconha foi localizada na Rua Professor Valdemar Benardineli, após um homem, ao avistar uma viatura, correr para dentro dela.
A diarista Jurema Alvares Pinto, de 66 anos, foi baleada e morreu enquanto seguia para o trabalho na comunidade Cidade de Deus, também na Zona Oeste, na manhã de segunda-feira. Uma das linhas de investigação da Delegacia de Homicídios da Capital (DHc) sugere que o disparo partiu de "bonde de traficantes". Segundo os investigadores, o tiro teria sido feito por traficantes que costumam fazer a travessia pela Rua Edgard Werneck, na Cidade de Deus, Zona Oeste, mesmo local por onde o carro dirigido pelo filho da idosa passava no momento do caso.
Em seu relato a policiais militares, Marcelo Alvares, filho da diarista, que dirigia o carro, contou ter visto traficantes atravessando a via pouco tempo antes de ouvir disparos e de sua mãe ser atingida. Jurema foi baleada no peito, chegou a ser socorrida para a UPA Cidade de Deus, que ficava há poucos metros do local, mas não resistiu ao ferimento.
O enterro da diarista foi realizado na tarde desta terça-feira, no cemitério do Pechincha, na Zona Oeste do Rio.
Nesta segunda-feira, a PM já havia dito que nenhuma operação era realizada na comunidade no horário em que o disparo foi feito. A diarista foi atingida por volta das 9h da manhã, quando ia para o trabalho. Dentro do carro, ela levava uma vassoura, recém-comprada que seria usada no seu emprego. Uma foto do carro, com o vidro perfurado, foi compartilhada nas redes sociais, nesta segunda-feira.