Equipes autuaram mais de 13 estabelecimentos Procon / Divulgação

Rio - Nesta quinta-feira (10), o Procon Estadual do Rio realizou uma operação de fiscalização em supermercados e depósitos revendedores de água, bebida e gás de cozinha para apurar denúncias de consumidores. Os agentes fiscalizaram 16 estabelecimentos localizados em bairros da Zona Oeste, dentro das comunidades de Rio das Pedras, Muzema, Gardênia Azul, Vila Sapê e Terreirão.
As equipes encontraram 1.075,5 kg de alimentos impróprios para o consumo, que foram descartados. Ao todo, 13 estabelecimentos foram autuados.
Dos 15 supermercados fiscalizados, houve descarte de produtos impróprios para o consumo em doze. Dentre eles havia alimentos vencidos (147,8 kg), sem informação quanto à data de validade e manipulação (888,7kg), mal armazenados (9kg) e carne pré-moída (30 kg). Carnes bovinas e suínas, cortes de frango, salsicha, produtos em conserva, salgados, massas e doces prontos foram alguns dos itens descartados.
Além disso, os agentes flagraram um depósito comercializando gelo e bebidas clandestinas. O estabelecimento não apresentou documentação que autorizasse o seu funcionamento e foi autuado. A câmara frigorífica do local foi interditada até que seja comprovada a limpeza e armazenamento adequado dos produtos. Os fiscais identificaram ainda que a empresa usa máquina de cartão de outro CNPJ.