A frota de BRTs da cidade será renovada com a aquisição de 557 novos veículos.Banco de imagens

Rio - A Prefeitura do Rio publicou nesta segunda-feira um edital de licitação para a compra de novos ônibus para o sistema BRT. A aquisição dos novos articulados será dividida em duas partes. A primeira prevê a compra de 307 veículos articulados, de 18, 21 e 23 metros, com início da entrega em outubro. A segunda é para receber outros 250 ônibus do modelo básico e de 21 metros no segundo semestre de 2023, totalizando 557 novos veículos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), essa medida possibilita a substituição gradativa dos ônibus antigos a partir do segundo semestre deste ano e a expansão do sistema até 2023. O objetivo é garantir mais qualidade no serviço prestado.
A SMTR informou que os novos veículos terão portas mais robustas e resistentes e cabine de segregação do condutor, garantindo a segurança do funcionário. Além disso, está previsto mais um espaço de cadeirante nos articulados. Todos os ônibus terão equipamentos e sistemas embarcados como telemetria, GPS e videomonitoramento.
A pasta também vai licitar a concessão da operação do BRT, com entrega de propostas prevista para maio. O vencedor cuidará da circulação dos ônibus nos corredores e ficará encarregado também da manutenção dos veículos e gestão das garagens. Até que o vencedor assuma a operação, a Prefeitura, por meio da empresa pública Mobi Rio, continuará responsável pelos serviços do BRT.
As condições técnicas que vão orientar o processo de licitação serão apresentadas durante a audiência pública virtual que acontecerá nesta sexta-feira, das 11h às 13h. Os interessados em participar podem se inscrever no site da SMTR.

O novo formato da concorrência, que separa a compra e a operação dos veículos, já foi testado com sucesso em outras cidades do mundo e possibilitará o aperfeiçoamento do serviço, com maior controle pelo poder público, redução dos riscos de descontinuidade e mais flexibilidade em relação à disponibilidade da frota.

"As duas licitações representam um marco na modernização do BRT e na transformação do sistema de transporte público coletivo da cidade do Rio de Janeiro", afirmou a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio.