Vendedor de balas morto foi agredido por seguranças de shopping em 2019Reprodução Internet

Rio - Em março de 2019, o vendedor de balas Hiago Macedo de Oliveira Bastos foi agredido por seguranças do shopping Bay Market, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. O jovem, de 22 anos, foi morto com um tiro no peito por um policial militar de folga em frente à Estação das Barcas, no início da tarde desta segunda-feira.
Na ocasião, os seguranças foram filmados imobilizando e agredindo Hiago Bastos dentro do centro comercial.

Em um vídeo que circulou na internet na época feito por uma visitante, três funcionários tentam segurar o jovem, que se solta e vai para cima dos vigias. Um deles revida com um chute, e outro dá um "mata leão" no jovem. Uma quarta segurança tenta impedir a filmagem.

O ambulante é solto depois que clientes se desesperam e começam a gritar. A mulher que grava as imagens diz: "Solta ele, ele está trabalhando, ele não mexeu com ninguém" e depois "eu vou filmar, eu tenho direito".
O advogado Roberto Gatti, que acompanhou o vendedor à delegacia na época por integrar a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Niterói, confirmou a história ao G1. "O Hiago vendia balas no interior do shopping. Acharam que ele concorria com as lojas e decidiram expulsá-lo. Só que foi dessa forma agressiva. É possível que ele tenha ficado marcado. Ele era conhecido dos policiais e tanto as barcas como o shopping ficam próximos um do outro".
Em nota, a administração do shopping esclarece que tomou todas as medidas necessárias e colaborou com as autoridades competentes para a apuração dos fatos. "O Shopping lamenta o fato ocorrido ontem em Niterói, que culminou com o falecimento de Hiago Bastos, e se solidariza com os familiares da vítima".
Pouco mais de 500 metros separam o shopping onde Hiago Bastos foi agredido em 2019 do local onde ele foi morto.
Autor do crime preso
Após longo depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG), o policial militar Carlos Arnaud Baldez Silva Júnior, autor do tiro que matou Hiago Bastos foi preso. O PM vai responder por homicídio doloso, quando há a intenção de matar, com motivo fútil e agravante.
Na saída da delegacia, a viúva do ambulante, Thais Oliveira Santos disse que o filho adolescentes estava ao lado de Iago quando ele foi atingido. O jovem contou que o policial atirou a queima roupa, no peito. "Em momento nenhum ele agrediu o homem, ele [o policial] simplesmente bateu no peito dele e atirou para matar, deu um tiro no peito. A minha filha vai fazer dois anos sem o pai e minha vida está desmoronando", disse a viúva.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária de Niterói informou que está agilizando os trâmites para o sepultamento da vítima. Já a Secretaria Municipal de Direitos Humanos está prestando apoio psicológico, jurídico e assistencial à família e seguirá acompanhando as investigações. Ainda não há informações sobre o enterro. 
Versão da família e amigos
Testemunhas relataram que Hiago Bastos ofereceu o produto para um pedestre e o policial Carlos Arnaud se incomodou com a atitude. Os dois se envolveram em uma discussão próximo à bilheteria das barcas e o policial disparou um único tiro, que matou o vendedor.
"Pode puxar nas câmeras, ele foi abordar uma pessoa para vender bala e no momento o rapaz chamou ele de ladrão e disse que os meninos da bala abordavam as pessoas para roubar celulares. O policial que estava do lado se envolveu. Meu primo é sujeito homem, debateu com ele, e ele [o policial] meteu a mão na arma e deu um tiro só. A bala dele uma custa R$ 3 e duas é R$ 5, e a vida do meu primo pra ele custa quanto?", disse Jonathan César, primo da vítima.
Versão do policial
A Polícia Militar informou que, de acordo com informações preliminares, o policial militar de folga interviu em uma tentativa de roubo na Praça Arariboia. Na ação, ainda segundo a PM, Iago teria "investido contra sua integridade, sendo atingido por um disparo".
A 4ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) foi acionada e acompanha o caso. O policial que disparou está com um homem, que seria a vítima da tentativa de roubo, prestando depoimento na Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí. A viúva de Yago compareceu à DHNSG, mas já foi embora. Os agentes vão buscar imagens de câmeras de segurança instaladas na região para esclarecer os fatos.