Universidade Federal Fluminense (UFF)Divulgação

Rio - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17) a operação “Quadro Negro” com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em desvio de verbas destinadas à educação pública na Universidade Federal Fluminense (UFF). Os policiais federais apreenderam celulares e equipamentos eletrônicos que serão encaminhados à perícia técnica assim como diversos documentos que serão analisados pelo Grupo de Repressão aos Crimes Financeiros da Delegacia de Polícia Federal em Niterói.
A ação investiga crimes de licitação, peculato (desvio de verba), organização criminosa e lavagem de dinheiro. Cerca de 20 policiais federais atuaram na operação e 4 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal de Niterói, foram cumpridos, sendo dois em Niterói e dois na cidade do Rio.

A investigação, iniciada em 2015, identificou desvios de verba de cerca de R$ 3,7 milhões usadas para contratações emergenciais e ordinárias entre a UFF e uma grande empresa de terceirização de mão de obra no período de 2011 a 2015.

A fraude, segundo a PF, ocorria na contratação da empresa. A cada contrato executado, a entidade fazia um pagamento a um instituto ou uma empresa de consultoria de propriedade e controle. Essa empresa era ligada a um professor e servidor da UFF que utilizava um contrato fictício de prestação de serviço de consultoria para justificar os recebimentos.

Parte dos pagamentos recebidos pelo servidor através de seu instituto e sua empresa de consultoria eram, então, repassados a um outro servidor da UFF diretamente ou por meio de seus familiares. Esse beneficiário final do desvio de verba era o responsável pelos trâmites relacionados a abertura do processo de escolha da empresa (licitação ou contratação emergencial), sua seleção e execução do contrato administrativo incluindo a fiscalização, ao longo de vários anos.

A operação da PF busca ainda identificar se os desvios de verba destinados à educação pública federal continuaram após o ano de 2015.