Dom Orani abençoa as doações feitas às vítimas em PetrópolisMarcos Porto / Agência O Dia

Rio - Após a tragédia das chuvas em Petrópolis, a Arquidiocese do Rio de Janeiro iniciou imediatamente uma grande campanha para arrecadar doações às vítimas. Na missa celebrada neste sábado (19), o cardeal arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, mencionou a arrecadação em larga escala que está em andamento na sede da Catedral Metropolitana e abençoou o material que seguiu para a Região Serrana, no fim da manhã.
"Nossa Arquidiocese está empenhada na arrecadação de contribuições. Já mandamos uma parte e enviaremos outra na segunda-feira, mais uma parte financeira, mais também de gêneros alimentícios. Todas as paróquias são pontos de arrecadação e trazem até aqui na Catedral Metropolitana, para que enviemos à Petrópolis", declarou Dom Orani.  


Com uma equipe de mais de 20 pessoas envolvidas, os voluntários estão juntando doações em nome da Arquidiocese desde a manhã de quarta-feira (16). Além do ponto na Catedral, diversas paróquias do Rio também participam da arrecadação.
De acordo com o coordenador do projeto, Wagner Ramos, já foram recolhidas 10 toneladas de doações feitas pelos cariocas. A Arquidiocese faz o recebimento, das 7h às 19h, de todos os tipos de mantimentos, produtos de higiene pessoal, produtos limpeza, roupas íntimas, roupas infantis e água. 
"Mas a prioridade atual do projeto, que estamos pedindo, são mantimentos como leite, leite infantil para complementação alimentar (APTAMIL ou NAN), fraldas e biscoitos", pontuou Wagner. 
Outro ponto importante de arrecadação é a Igreja de São Jose, na Lagoa, Zona Sul. O local precisou até remover bancos usados pelos fiéis nas missas para poder acomodar as doações.