Cenário da tragédia que aconteceu em PetrópolisCarl de Souza / AFP

Rio - A Defesa Civil acionou, neste domingo, as sirenes de alerta de chuva moderada em Petrópolis. Nas redes sociais, o Governo do Rio alertou para o risco muito alto de inundação, alagamento e enxurrada no município da Região Serrana, em Itaperuna e Laje do Muriaé, na Região Noroeste do Rio. Em caso de emergência, ligue para o número 193, do Corpo de Bombeiros, e 199, da Defesa Civil.

Além de ter acionado as sirenes, a Defesa Civil enviou um aviso por mensagem para os telefones dos moradores de Petrópolis. Os órgãos orientam atenção para possíveis novos avisos na região.

Para os próximos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuva para Petrópolis. Nesta segunda-feira, 21, há previsã de trovoadas isoladas, com temperaturas entre 18ºC e 28ºC. Até quinta-feira, 24, deve haver pancadas de chuva isoladas na região. 
Neste domingo (20), enquanto os trabalhos de buscas seguem no sexto dia, uma nova lista com a identificação das pessoas que morreram na tragédia após o temporal em Petrópolis foi divulgada pela Polícia Civil no início desta noite. Até o momento, 176 mortes foram confirmadas em decorrência das chuvas e deslizamentos na cidade imperial. Desse total, o Instituto Médico Legal (IML) identificou 143 vítimas, de acordo com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA). Outras 117 seguem desaparecidas.
A Polícia Civil confirmou que o IML recebeu 147 corpos, dos quais 96 eram mulheres e 59 homens. Do total, 29 eram menores de idade. De acordo com a Polícia Civil, 134 foram liberados e entregues a funerária. Outros três corpos identificados ainda aguardam preenchimentos de documento de óbito dos familiares para serem enterrados e dois estão liberados à disposição da funerária. A força-tarefa da Polícia Civil conta com cerca de 200 agentes no município.