Agentes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e voluntários participam das buscasCELSO BARBOSA/ESTADÃO CONTEÚDO

Rio - O Corpo de Bombeiros iniciou o sexto dia de buscas por desaparecidos em decorrência do temporal que atingiu Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Durante a madrugada desta segunda-feira, as equipes de resgate localizaram quatro corpos em uma casa soterrada na Vila Felipe. Segundo o Bom Dia Rio, da TV Globo, a família estava toda em um só cômodo, e três morreram abraçados.
O secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), Leandro Monteiro, acompanhou os trabalhos. "O Corpo de Bombeiro RJ segue trabalhando, dia e noite, em busca de vida sob os escombros. Atuamos com equipes altamente especializadas, que realizam um trabalho técnico, que exige estratégia e paciência. Os militares contam com o apoio de mais de 50 cães, do Rio e de outros estados, que têm sido fundamentais para indicar os pontos em que há possibilidade de resgatarmos vítimas", disse o comandante.

Uma média total de 500 militares da corporação, com apoio de 115 militares de outros estados, atua diariamente nas ações de resposta ao desastre climático, o pior da história do município, com acumulados que chegaram a 258,6 mm em 3 horas e 259,8 mm em 24h. Até o momento, o Corpo de Bombeiros resgatou 24 pessoas com vida. Há registro de 180 óbitos até o início da noite desta segunda-feira.

A operação está distribuída por áreas críticas da cidade, em pontos em que há indicação de vítimas. As equipes se dividem em três áreas principais, os setores Alfa, Bravo e Charlie, que abrangem regiões como o Morro da Oficina, a Rua Teresa, o Alto da Serra, a Chácara Flora, a Vila Felipe, Caxambu e localidades vizinhas. O Posto de Comando central fica no 15° Grupamento de Bombeiro Militar. A corporação também segue a varredura e monitoramento de rios, com uso de mergulhadores e apoio do drone.

O Corpo de Bombeiros fluminense conta com a ajuda de 16 estados da federação, que trouxeram cães e militares para as buscas em estruturas colapsadas.
Prefeitura vai limitar acesso
A Prefeitura de Petrópolis informou nesta manhã que vai limitar o acesso a pontos sensíveis da cidade apenas para o Corpo de Bombeiros. A decisão foi anunciada pelo prefeito da cidade, Rubens Bomtempo, em entrevista à 'Globonews', no domingo. Bomtempo, afirmou que as equipes atuarão com "mais celeridade" e menos risco, uma vez que ainda há pontos com terreno instável, como é o caso do Morro da Oficina, que fica no bairro Alto da Serra, área mais atingida pela tragédia.
Durante a madrugada, os bombeiros chegaram a suspender as buscas por desaparecidos no Morro da Oficina, por conta de uma forte ventania. A força-tarefa foi retomada às 7h. Até o momento, voluntários, bombeiros e até mesmo populares têm se misturado em pontos estratégicos do socorro às vítimas. Ainda há 110 pessoas desaparecidas, e 178 mortes confirmadas.
Previsão do tempo
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) prevê tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas para esta segunda-feira, principalmente à tarde e à noite, com umidade mínima de 60%; na terça , tempo encoberto com chuva isolada, também com mínimo de 60% de umidade.
Na quarta e na quinta, o sol deve voltar a aparecer, mas a previsão ainda é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas.
A previsão do tempo para as cidades de Nova Friburgo e Teresópolis também é de pancadas de chuva isoladas entre segunda e terça-feira.