Militares fazem operação no Complexo da Maré nesta quarta-feira (23)Fábio Costa / Agência O Dia

Rio - Policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fizeram, na manhã desta quarta-feira, uma operação no Complexo da Maré. As equipes atuaram na comunidade da Vila do João e no Timbau. Nas ações, duas pessoas foram presas e uma ficou ferida. O homem foi levado para ser atendido no Hospital Geral de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio. 
A ação dos militares do Bope, da PF e da PRF teve o objetivo de identificar o esconderijo de lideranças do tráfico de drogas e quais são os locais onde as armas e as drogas ficam guardadas. Na operação, foram apreendidos dois fuzis, cinco pistolas, uma granada, 17 quilos de maconha, dois quilos de cocaína, 20 sacolés de crack, munições de pistola, carregadores, um rádio comunicador e um carro. As ocorrências foram registradas na 21ª DP e Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).
Por conta da operação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou ao DIA que houve a suspensão das aulas em 42 escolas da região. Com isso, 14.845 alunos foram prejudicados. A pasta disse ainda que lamenta o ocorrido e que trata como prioridade a segurança dos estudantes e profissionais.
Durante a madrugada, houve relatos de tiroteio na localidade conhecida como Salsa e Merengue. Nas redes sociais, moradores se espantaram com o confronto ainda cedo, antes das 5h. "04h52 da manhã e o tiro comendo solto pela Vila do João e Vila do Pinheiro, misericórdia", disse um morador. Outro contou que um veículo blindado da polícia está na via principal da Vila do João.
Operação no Juramento
Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Militar fez uma operação no Morro do Juramento, em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio, para desarticular grupos de roubo de veículos e de roubo de cargas. Uma pessoa ficou ferida na ação, que foi levada para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. A identidade dela não foi divulgada. 
De acordo com a Polícia Militar, agentes do 41º BPM (Irajá) foram atacados a tiros por criminosos da região. Depois do tiroteio, um homem foi encontrado ferido no local. Os agentes apreenderam uma pistola, 110 pinos de cocaína, 50 pedras de crack e 40 trouxinhas de maconha. A ocorrência foi encaminhada para a 27ª DP (Vicente de Carvalho).