Pastor Tupirani da Hora LoresREPRODUÇÃO TWITTER

Rio - Federações israelitas comemoraram a prisão do pastor Tupirani da Hora Lores, líder da igreja pentecostal Geração Jesus Cristo, por pregar discursos de ódio contra judeus. Tupirani foi preso preventivamente no âmbito da Operação Rófesh (liberdade em hebraico), da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (24). Ele estava na sede da igreja, no Morro do Pinto, região central do Rio. No momento da prisão, ele vestia uma camisa com a frase 'Não sou vacinado'.
Ricardo Sidi, advogado criminalista da Confederação Israelita do Brasil (Conib), chamou Tupirani de 'lunático' e comemorou a prisão do líder religioso. "Ele é dono de uma trajetória única, incomparável na prática do racismo e discriminação. Quem pratica o crime de racismo não é só aquele o faz diretamente, é também aquele que incita a prática da discriminação. Ele influencia seus fiéis e seus seguidores na Internet para cometerem a prática racista", afirmou Sidi, que esteve na Superintendência da Polícia Federal, no Centro, para onde Tupirani foi levado.
"A prisão é uma vitória, um grande serviço para a sociedade, porque há uma grande dificuldade para calar um sujeito como esse", ressaltou o advogado.
A Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj) também comemorou a prisão de Tupirani. "É a certeza da aplicação da lei contra o racismo que poderá em um primeiro momento conter esse mal que alicerça o ataque a segmentos historicamente discriminados. Em outra vertente, a educação para que as gerações futuras não mais reproduzam o racismo", disse Alberto David Klein, presidente da federação.
Pastor chamou judeus de 'vermes' e incitou 'massacre'
Tupirani da Hora Lores é investigado há pelo menos um ano por conta dos discursos de discriminação contra judeus. Ele foi a primeira pessoa condenada no Brasil por intolerância religiosa. Em 2009, chegou a ser preso, junto com um fiel, pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Polícia Civil. À época, seus principais alvos eram os fiéis da Assembleia de Deus e seguidores da umbanda e do candomblé.
Recentemente, Tupirani ficou conhecido também por vídeos com ataques a quem professa a fé judaica. Em um deles, chama os judeus de 'vermes' e pede o 'massacre' deles. Em outras publicações, o líder religioso ofende negros, mulheres e o grupo LGBTQIA+, pede o fechamento do Congresso, inclusive com palavrões, e 'morte' aos membros do Supremo Tribunal Federal. O pastor diz também que ele e seus fieis não serão vacinados contra a covid-19 - Tupirani chegou a distribuir a camisa com a frase 'Não sou vacinado' para toda a igreja.
A igreja Geração Jesus Cristo, comandada por Tupirani, é a responsável pelas diversas pichações em muros e calçadas da cidade do Rio, com as inscrições "Bíblia sim, Constituição não" e "2070 Jesus voltará. Não somos maçons".
Tupirani vai responder pelos crimes de racismo, ameaça e incitação e apologia ao crime. A pena pode chegar a 26 anos de reclusão.