Polícia dispersou foliões que desfilavam em blocos proibidos na Região central do Rio. Foto; Reginaldo Pimenta - O Dia. Foto 5 : Reginaldo Pimenta

Rio - A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) , em ação conjunta com a Guarda Municipal (GM), desmobilizou na Região Central da cidade pequenos blocos que se aglomeravam e desfilavam pelas ruas históricas das adjacências da Praça Mauá na manhã e início da tarde deste sábado. (Veja galeria de imagens no final da matéria).
Procurada pelo DIA, a Seop respondeu que "atua na desmobilização desses eventos e que conta com a conscientização e a colaboração da população para evitar participar de eventos do tipo".
A Secretaria disse alguns blocos pequenos que tentaram sair pela região central e a Guarda Municipal interveio, desmobilizando os grupos. Ainda segundo a Seop, "os foliões se dispersaram e voltaram a se reunir mais para a frente em outras ruas na direção do Morro da Providência, onde houve nova intervenção.
A presidente da associação de blocos de carnaval de rua do Rio de Janeiro (Sebastiana), Rita Fernandes falou que: 

“Os blocos associados ao Sebastiana estão mantendo o acordo feito em janeiro deste ano com o Comitê Científico da Prefeitura do Rio para que não saíssem às ruas agora. Foram orientados em aguardar nova avaliação dos órgãos competentes que ao analisar a possibilidade de baixo risco de contaminação pelo vírus da covid-19, irão divulgar calendários para as festas de rua. Portanto nenhum dos blocos que forem flagrados desfilando por esses dias, fazem parte da Sebastiana”, salientou.
Para a esteticista Paula Martins, 35 anos, moradora da Gamboa, Região Central do Rio, que ama o carnaval, revelou que não vai se privar de curtir o mínimo que seja e que discorda das proibições dos blocos de rua sendo que os clubes privados estão todos com agendas lotadas. “Eu acho um ato político, sabe? Poder se divertir e ocupar as ruas no carnaval “proibido” enquanto eles querem entubar a volta dos bailinhos fechados. Essa falsa falta de segurança em torno da pandemia que já está bem controlada e estamos a maioria com a terceira dose, então ok”.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar, disse que "segue à disposição dos órgãos municipais para apoiar nas ações de ordenamento".
Prefeitura havia cancelado desfiles de blocos em janeiro

A prefeitura do Rio cancelou os desfiles de blocos de rua em janeiro deste ano, tendo em vista as informações com dados epidemiológicos da Secretaria Municipal de Saúde que apontam o alto risco de novo aumento de casos de covid-19, uma vez que o município encontra-se em período de queda no número de internações e óbitos. De acordo com previsão da prefeitura, até então as datas para que se realizem comemorações de Carnaval, estão previstas para o próximo mês de abril.