Escolas esperam a divulgação das datas dos ensaios técnicos na Marquês de SapucaíMarcos Porto

Rio - A confirmação das datas para a realização dos ensaios técnicos na Sapucaí deverá ser anunciada após a reunião do Comitê Científico da Prefeitura do Rio, nesta segunda-feira. Ao DIA, o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, disse esperar que os ensaios iniciem no próximo domingo (13) e só terminem no dia 10 de abril. "Já mandei uma mensagem para o Paes e acredito que amanhã teremos um posicionamento, já que está previsto, para o próximo domingo, o ensaio com a São Clemente, Imperatriz e Portela. Também acredito que teremos uma notícia positiva", disse. 
A RioTur disse que no momento aguarda somente a decisão final do prefeito do Rio para publicar as datas oficiais. Ao todo, foram cinco datas escolhidas pela Liesa: 13, 20 e 27 de março, 3 e 10 de abril. A cada domingo, três escolas ensaiam e a campeã do último Carnaval, Viradouro, testa sozinha som e luz da avenida na última passagem antes do Carnaval.
O carnaval na Marquês de Sapucaí começa no dia 20 de abril, com os desfiles das escolas da série ouro. As escolas do Grupo Especial desfilam nos dias 22 e 23 de abril. A apuração das notas dos jurados será em 26 de abril e o desfile das campeãs no dia 30 de abril.
Enquanto as datas oficiais não são divulgadas, as escolas de samba seguem com os ensaios de rua. Neste domingo, às 19h, a Avenida Brigadeiro Lima e Silva, em Duque de Caxias, volta a receber os ensaios de rua da Grande Rio. A escola desfila no dia 23 de abril com o enredo "Fala, Majeté: Sete Chaves de Exu", desenvolvido pelos carnavalescos Leonardo Bora e Gabriel Haddad.
Desfiles no Sambódromo

20/4 (Quarta-feira) - Série Ouro
21/4 (Quinta-feira) - Série Ouro
22/4 (Sexta-feira) - Grupo Especial
23/4 (Sábado) - Grupo Especial
24/4 (Domingo) - Desfile das Crianças
30/4 (Sábado) - Desfile das Campeãs

Cidade do Samba

26/4 (Terça-feira) - Apuração

Desfiles na Intendente Magalhães

20/4 (Quarta-feira) - Federação de blocos
21/4 (Quinta-feira) - Grupo de Avaliação
22/4 (Sexta-feira) - Série Bronze
29/4 (Sexta-feira) - Série Prata
30/4 (Sábado) - Série Prata
1/5 (Domingo) - Grupos de Acesso B e C

Terreirão do Samba

As atrações estão programadas para ocorrer entre os dias 20 e 23 de abril, além do dia 30 de abril.
Reunião com Comitê Científico 
O encontro também vai decidir se o município vai manter ou não o uso obrigatório de máscara em locais fechados. Na quinta-feira (3), a secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro publicou um decreto que torna facultativo para todas as cidades do Estado a definição sobre a obrigatoriedade do uso da máscara em ambiente fechado e aberto. Através de um vídeo, o secretário Alexandre Chieppe explicou que essa medida foi tomada em função da melhora do cenário epidemiológico da covid-19 no Estado do Rio e também devido ao avanço da cobertura de vacinação. 
Atualmente, as máscaras são obrigatórias em espaços fechados e no transporte público. O encontro com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC) e a secretaria estava previsto para acontecer no dia 14 de março, no entanto, os números favoráveis ajudaram na antecipação.