Polícia Civil prendeu dois homens ligados ao tráfico de drogas no AmapáDivulgação

Rio - Policiais civis da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme) prenderam dois homens apontados como líderes de uma facção criminosa do estado do Amapá. Eles foram capturados no Complexo da Pedreira, na Zona Norte do Rio. A ação contou com o apoio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da Polícia Civil do Amapá. As identidades dos suspeitos não foram divulgadas.
De acordo com as investigações, um deles é o responsável por expedir ordens de execução de traficantes rivais, de integrantes da mesma facção e de outros desafetos. O outro é o elo entre a quadrilha e um grupo criminoso do Rio de Janeiro.

Segundo os agentes, as investigações apontaram, ainda, uma possível unificação entre duas organizações criminosas do Amapá para fortalecer a aliança com a facção do Rio, por meio de intercâmbio de práticas criminosas e de compra de drogas e armamentos na fronteira da Região Norte do país. Inclusive, essa nova quadrilha utilizaria como símbolo a bandeira de Israel, evidenciando a influência do criminoso conhecido como "Peixão", chefe do tráfico de drogas em Parada de Lucas, Vigário Geral e Cordovil, também denominado como "Complexo de Israel".
Anderson Ramos, delegado Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), falou um pouco sobre os presos. "Uma dessas lideranças tem mais de 20 anos de pena para cumprir pelos crimes de homicídio e roubo, além de ter um mandado por tráfico. Em relação ao outro investigado, são dois mandados de prisão. Ambos estavam foragidos do sistema prisional do Amapá há bastante tempo".

Após troca de informações de inteligência entre a Desarme e a Polícia Civil do Amapá, foi possível identificar os dois alvos da operação e definir o local em que eles estavam. Havia mandados de prisão pendentes contra ambos, por organização criminosa, homicídio e uso de documento falso.