As ruas de diversos bairros de Angra ficaram totalmente alagadas devido às fortes chuvas e a maré alta registrada na tarde deste domingoReprodução

Rio - O temporal que atingiu a cidade de Angra dos Reis, na Costa Verde, causou alagamentos, deslizamentos de terras e evacuação de diversas áreas do município entre a tarde de domingo (20) e a madrugada desta segunda-feira (21). Por conta do risco de novos deslizamentos, 29 bairros receberam aviso de evacuação e em outros 12 a sirene de emergência foi acionada.
De acordo com a Defesa Civil, o total de chuva em 12h chegou a 271,69 milímetros e subiu para 300mm em 24h. Na cidade, os bombeiros atenderam a diversas ocorrências de retiradas de pessoas em pontos de alagamentos e cortes de árvores caídas. Ao total, 70 pessoas ficaram desabrigadas, mas, no momento, somente 40 ainda estão nos abrigos.
Os locais mais atingidos pelo temporal foram os bairros Balneário, Belém e Pontal. Por conta dos estragos causados no município, as aulas na rede municipal foram suspensas nesta segunda-feira como medida de prevenção.
Moradores do Morro do Santo Antônio, próximo ao Centro, registraram o enorme volume de água que descia nas encostas entre as casas.

Na tarde de domingo, uma árvore caiu sobre um carro e deixou duas pessoas mortas e uma criança ferida no km 521 da Rodovia Rio-Santos, próximo a Central Nuclear de Angra dos Reis.

A Prefeitura de Angra abriu cinco pontos de apoio para receber os moradores das regiões que foram evacuadas e que moram em áreas de risco em cinco locais: Escola Municipal Tânia Rita, no bairro Belém; Escola Municipal Princesa Izabel, no bairro Belém; Escola Municipal José Américo Lomeu, no Morro do Abel; Escola Municipal Regina Célia Monteiro, no Morro do Carmo; e Escola Municipal Zita de Oliveira, no bairro Sapinhatuba lll. A Defesa Civil informou que, em caso de emergência, entrem em contato pelos telefones 199 ou (24) 33654588.

Até o momento da publicação desta matéria, não havia informações sobre feridos na cidade.

Bairros evacuados:

Provetá
Araçatiba
Praia Vermelha
Jacuecanga
Morro do Moreno
Lambicada
Praia do Machado
Monsuaba
Água Santa
Paraíso
Biscaia
Marinas
Sapinhatuba lll
Praia do Jardim
Vila Velha
Camorim
Gamboa do Belém
Serra D'água
Zungú
Monte Castelo
Sapinhatuba l
Parque das Palmeiras
Morro da Cruz
Morro da Glória
Morro da Glória ll
Balneário
Morro do Tatu
Morro do Perez
Camorim Pequeno
Paraty também sofre com as chuvas
Em Paraty, cidade próxima a Angra dos Reis, a Defesa Civil registrou 106mm de chuva em 24 horas, não há registro de mortos ou feridos. Em toda a cidade, uma pessoa ficou desabrigada.

Segundo o órgão, diversas ruas ficaram alagadas e quatro árvores caíram na Rio-Santos, mas já foram retiradas do local. Para esta segunda-feira, é esperado cerca de 50mm de chuvas no município.

A chuva também causou transtornos no Centro Histórico da cidade, que ficou coberto pela água.