"Na primeira nós perdemos quase todo o estoque de material da loja. Mas dessa vez tivemos mais danos estruturais. Porque da primeira vez, como perdi tudo e tive que recomeçar, coloquei as minhas mercadorias todas no alto, no segundo andar. Dessa vez eu perdi muito pouca mercadoria, mas estourou todas as portas. Anteriormente, a gente tinha conseguido levantar todas as portas antes de inundar", disse o sócio da MR Lubrificantes.
O empresário ainda criticou o governo e disse que se não fosse seus familiares e amigos, ele não teria conseguido se reerguer da primeira vez. "Meu sentimento é de impotência. Porque esses governantes prometem e não cumprem. A AgeRio veio aqui, fez aquele salseiro, dizendo que iria liberar dinheiro sem juros pra gente se reerguer. Mas se não fosse Deus, nossos familiares e amigos, a gente não teria conseguido".
Em nota, a AgeRio informou que iniciou o atendimento aos empreendedores de Petrópolis no dia seguinte à tragédia no município, no dia 16 de fevereiro, e garantiu que cerca de R$ 8 milhões já foram aprovados para mais de 500 negócios locais. Segundo o órgão, as linhas de crédito com juros zero são destinadas aos negócios afetados pelas fortes chuvas e são operacionalizadas com o mínimo de exigência possível para acelerar o processo.
"Contudo, por se tratar de uma concessão de crédito utilizando recursos públicos, é imprescindível que algumas etapas sejam cumpridas tanto por parte do cliente quanto por parte da Agência. Não se trata de concessão de benefício e sim de financiamento. Por ser linha de crédito emergencial, ou seja, não planejada e estruturada com antecedência, foi necessário aguardar alguns trâmites legais para o efetivo início da liberação dos recursos públicos às empresas. Além disso, o crédito é liberado somente aos negócios que cumprem os requisitos previstos em lei", explicou a AgeRio.
No encontro da Rua Washington Luiz com a Rua Imperador, há registros de comerciantes e moradores limpando as calçadas, tirando lama de dentro das lojas e das casas.
Moradores e comerciantes limpam as ruas e lojas após chuvas atingirem Petrópolis Crédito: Marco Pereira#ODiapic.twitter.com/V4JANoGQ19
Em um vídeo gravado pela reportagem do DIA, é possível ver que a antiga fábrica de tecidos, São Pedro de Alcântara, que é um dos marcos da industrialização da cidade, estava jorrando lama para fora. Ela fica localizada nas margens do Rio Quintandinha, que transbordou mais uma vez.
Petrópolis: antiga fábrica de tecidos São Pedro de Alcântara jorrando lama Crédito: Marco Pereira#ODiapic.twitter.com/rXPYeb64UD
A Defesa Civil informou que, neste domingo, foram registrados 490 milímetros de chuva em menos de 24 horas em Petrópolis. Em fevereiro, foram 260 milímetros em 24 horas.
Duas pessoas mortas foram encontradas no Morro da Oficina, no Alto da Serra, área mais afetada no temporal de 15 de fevereiro. Outras duas na Washington Luiz, onde uma pessoa foi resgatada com vida; a quinta morte foi registrada na Rua Pinto Ferreira, no bairro Valparaíso.
Equipes dos órgãos estão mobilizadas para atender as ocorrências. Também ocorreram salvamentos de pessoas ilhadas e atendimentos em deslizamentos na Rua 24 de Maio; na Rua Pedro José Stumpf Sobrinho, no Bingen; e na Rua Olga Castrioto, no bairro São Sebastião; todos sem vítimas.
"A corporação já mobilizou as unidades especializadas para apoiar as operações: Grupamento de Busca e Salvamento e 1° Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente", informou a Defesa Civil em nota.
Aulas suspensas
O prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, anunciou, em uma live, que as aulas estão suspensas nas escolas do 1º distrito, tanto nas particulares, quanto nas municipais.
Vacinação e mobilidade
A Secretaria de Saúde de Petrópolis informou que a campanha de vacinação contra a covid-19 está suspensa nesta segunda-feira. Devido à chuva que atinge a cidade desde a tarde de domingo, a mobilidade está comprometida em diversos pontos do município, impossibilitando a abertura dos pontos de imunização.
Também estão suspensos nesta segunda todos os atendimentos e consultas no Centro de Saúde Coletiva, na Rua Santos Dumont, no Centro da cidade.
A prefeitura disse que a operação de todos os ônibus da Cidade Real, Petro Ita e Cascatinha está 100% parada em razão da interdição das vias por alagamentos, deslizamentos e queda de postes e árvores.
A empresa Cidade das Hortênsias está operando normalmente, com exceção da regiões da Ponte de Ferro, bairro Esperança e Floresta que estão com as vias obstruídas. A Turp está com 85% da frota circulando na ligação dos distritos da Posse, Itaipava e regiões de Nogueira e Corrêas para o Centro, mas os horários estão comprometidos porque alguns rodoviários não conseguiram chegar para trabalhar.
Abrigos
Em caso de emergência ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros). Os moradores de áreas de risco devem se deslocar para locais seguros. A Defesa Civil tem 19 pontos de apoio estruturados nas localidades para acolher a população que precisar sair de suas casas. Veja onde se abrigar:
Alto da Serra – E. Comunidades Santo Antônio (R. Cel. Albino Siqueira, 197); Ato da Serra – Paróquia Santo Antônio (R. Santo Antônio, 245) 24 de Maio – COMAC – E.M. Germano Valente (Rua Dr Sá Earp, 88 - Morin.); Vila Felipe - E.M. Dr. Rubens de Castro Bomtempo (Rua Hermínio Schmidt, s/n); Sargento Boening - E.M. Ana Mohammad (Estrada do Paraíso, Nº 701); São Sebastião - E.M. Papa João Paulo (Rua São Sebastião, 625) Siméria - E.M. Rosalina Nicolay (Est. Presidente Sodré, Nº 1026); Independência - E.M. Alto Independência (Rua Leonor Maia, Nº 1670); Dr. Thouzet - Escola Paroquial Bom Jesus (Rua Dr. Thouzet, Nº 820); Quitandinha 1 / Amazonas - E.M. Stefan Zweig (Rua Sergipe, 49); Quitandinha 2 / Ceará - E.M. Marcelo Alencar (Avenida Amaral Peixoto s/n); Quitandinha 3 / Espírito Santo – E.M. Marcelo Alencar (Avenida Amaral Peixoto s/n); Quitandinha 4 / Duques – E.M. Odette da Fonseca (Estr. Rio-Petrópolis, km 85); Quitandinha 5 / Rio de Janeiro – C.E.I. Chiquinha Rolla (Rua Campos s/n); Bingen - Salão Paroquial São Paulo Apóstolo (Rua João Xavier s/n); Gentio - E.M. Dr. Paula Buarque (Est. de Teresópolis Km 2, s/n); Vale do Cuiabá - Quadra do Boa Esperança (Est. Min. Salgado Filho s/n); Floresta - E.M. Duque de Caxias (Travessa Luciano Camarota,78); Caxambu – E. M. Senador Mario Martins (Rua Flávio Cavalcante, s/n).
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.