FabioCosta

Rio - A 74ª edição do Mapa de Risco da Covid-19, divulgada nesta sexta-feira (25) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostra que o risco de contaminação por covid-19 no estado é muito baixo (bandeira verde) pela terceira semana seguida. A análise faz a comparação da décima primeira semana epidemiológica deste ano, de 13 a 19 de março, com a nona semana, de 27 de fevereiro a 05 de março.

O mapa desta semana mostra que as regiões Metropolitana I, Metropolitana II e Baixada Litorânea se encontram com bandeira verde (risco muito baixo). As regiões do Médio Paraíba, Serrana, Centro Sul, Baía de Ilha Grande, Noroeste e Norte permaneceram com bandeira amarela (risco baixo). Depois de dois meses consecutivos, o mapa não apresenta nenhuma região em bandeira laranja (risco moderado). Nesta edição do mapa de risco foram registrados nove municípios classificados em risco muito baixo (bandeira verde) e 83 municípios classificados em risco baixo (bandeira amarela).


"Estamos em um momento de queda sustentada do cenário epidemiológico da Covid-19 no estado. Todas as regiões estão em risco baixo ou muito baixo para a doença. Apesar disso, é importante que as pessoas não abandonem a vacinação e retornem aos postos de saúde para completar o esquema vacinal. Além disso, os idosos com 80 anos ou mais já podem receber a dose adicional de reforço", informou o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.
No período analisado, o número de internações caiu 68,33%, saindo de 60, na SE 09, para 19, na SE 11. Os óbitos reduziram 68,23%, passando de 85, na semana 9, para 27, na semana 11. Os indicadores apontaram que, no período de 15 a 22 de março, a taxa de positividade em testes RT-PCR foi de 2%. Neste sábado (26), a taxa de ocupação de leitos para covid-19 está em 50%.

A média móvel de atendimentos diários em Unidades de Pronto Atendimento (UPA) no período de 17 a 23 de março foi de 368. O dado corresponde a uma queda de 13,7% nos atendimentos de síndrome gripal nos últimos 14 dias. A média de solicitações de internação no período de 16 a 22 de março foi de 9 pedidos, o que indica uma queda de 22% de solicitações. Já a média da fila de espera para internação no período de 16 a 22 de março foi de 6 pessoas, indicando uma queda de 57% nos últimos 14 dias.