Dona Ivone Lara, ícone do samba que morreu em 2018, dedicou a maior parte de sua vida à saúde públicaPrefeitura do Rio / Divulgação
"Hoje é a primeira fase de um projeto muito maior, vamos ter aqui a maior área de lazer da região do Grande Méier. A população tem que se sentir dona do espaço público, porque assim ela cuida mais do equipamento. Aqui é um bom exemplo de espaço ideal para dar uma caminhada, para namorar ou para fazer uma roda de samba debaixo dessa mangueira. Esse é o grande ativo da nossa cidade, que faz surgir pessoas como Dona Ivone Lara, a primeira mulher a ganhar a disputa de samba enredo de uma escola de samba, uma imortal que nos faz cantar sempre as suas inesquecíveis canções", afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Os espaços do Bosque Dona Ivone Lara foram pensados para proporcionar diferentes opções de atividades, como piquenique, recreação infantil e exposições ao ar livre, além de visitação aos jardins e caminhadas. Foram plantadas 39 árvores frutíferas da Mata Atlântica, que atrairão pássaros, além de 298,60 metros quadrados de plantas arbustivas, 528,38 metros quadrados de forrageiras e 1.470,20 de área gramada.
Durante o evento, também foram inauguradas duas estátuas, uma de Dona Ivone Lara e outra de Nise da Silveira, para que os visitantes contemplem o espaço e registrem o momento.
O Parque Nise da Silveira, projeto que engloba o Bosque Dona Ivone Lara, fica entre as Ruas Ramiro Magalhães, Bernardo, Dois de Fevereiro e Doutor Leal, e teve a sua criação definida no decreto 49.407, de 14 de setembro de 2021. Concebido pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, além de oferecer lazer e contemplação, o parque preserva a memória e a história do tratamento psiquiátrico no Brasil, no qual a doutora Nise da Silveira teve especial protagonismo.
O evento de inauguração do Bosque Dona Ivone Lara contou também com o Projeto Santa Muda, da Secretaria de Meio Ambiente, que distribuiu mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, o Showdog da Guarda Municipal e com a participação de representantes da Velha Guarda do Império Serrano.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.