Passageiros da supervia protestas contra atrasos frequentes nos trensReprodução/Redes Sociais

Rio - Uma manifestação feita por passageiros da SuperVia na manhã desta segunda-feira (28) gerou confusão nos ramais de Deodoro, Santa Cruz, Paracambi e Japeri. Em vídeos que circulam pela internet, diversos passageiros aparecem tomando as linhas férreas nas proximidades Deodoro, colocando barricadas e ateando fogo em objetos. A circulação dos trens nas estações da região foram suspensas temporariamente, mas já foram normalizadas.
De acordo com a SuperVia, às 8h15, a empresa precisou suspender temporariamente a operação dos trens nos ramais da região devido ao acesso irregular dos clientes na linha férrea. A concessionária também afirmou que alguns passageiros vandalizaram as portas e janelas de trens. 
O Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) foi acionado no local para controlar a multidão e retomar  a circulação dos trens. A operação dos ramais de Belford Roxo, Saracuruna, Vila Inhomirim e Guapimirim seguem normalmente. A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros também foram acionados.
Ainda segundo a empresa, desde o início da manhã, o ramal Japeri operava com intervalos ampliados devido a furtos de cabos que prejudicaram o sistema de sinalização em quatro pontos diferentes do ramal. Por medida de segurança, os trens aguardavam ordem de circulação em algumas regiões. 
Devido aos frequentes furtos de cabos e sinalizadores nas linhas de trem, os ramais têm sofrido constantemente com atrasos, o que causou revolta em parte da população que utiliza o meio de transporte para se dirigir até o trabalho.
Às 12h40, a SuperVia confirmou que foram reiniciadas as viagens nos ramais Deodoro, Santa Cruz, Japeri e extensão Paracambi. Os passageiros vêm sendo sendo informados sobre a normalização pelos canais de comunicação da empresa.