Sambódromo da Marquês de Sapucaí Sandro Vox

Rio - As ações de fiscalização e ordenamento feitas pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) e pela Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) no entorno do Sambódromo e na Intendente Magalhães no último dia de desfiles contaram com aplicação de 122 multas após flagrantes de infrações de trânsito e 36 veículos rebocados. Desde o início dos desfiles até a madrugada deste domingo (1), foram contabilizados 1.699 multas de trânsito.
Além disso, segundo a prefeitura, nos seis dias de fiscalização e patrulhamento foram registradas cinco prisões e seis conduções para delegacia, após flagrantes de furto, roubo e desacato.
A Guarda Municipal também distribuiu 602 pulseirinhas de identificação para crianças desde o primeiro dia de desfiles no entorno do Sambódromo. A ação fez parte de uma campanha de conscientização contra a exploração infantil, realizada em parceria com a Assistência Social e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Também foram registradas 311 ações de apoio ou atendimento a turistas. Nos dias de folia, o total de atendimentos do tipo foi de 423.
Ambulantes sem autorização
Equipes da Subsecretaria de Operações (SUBOP) e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU)
removeram 111 ambulantes que não possuíam autorização para atuação no entorno do Sambódromo
nos seis dias de desfiles. Ao todo, 492 itens irregulares foram apreendidos, como bebidas, algumas em garrafas de vidro que possuem venda proibida no comércio ambulante, carrinhos e caixas de isopor.
Em seis dias de operações nas imediações da Marquês de Sapucaí, 471 ambulantes já foram fiscalizados e mais de 856 itens irregulares foram apreendidos pelos agentes. As ações são realizadas em todos os pontos de acesso com foco no combate a desordem.
A Seop e a GM atuaram em operação especial para o Carnaval 2022 no Sambódromo com mais de 500
agentes por dia, entre guardas municipais e agentes da ordem pública, que trabalham nos pontos de bloqueio montados pela CET-Rio no entorno da passarela do samba.
Além disso, os agentes auxiliam as escolas de samba no deslocamento dos carros alegóricos com foco
na segurança viária e na diminuição de impactos no trânsito. Essa ação aconteceu tanto na Sapucaí quanto
na Intendente de Magalhães.