As falhas foram encontradas nas estações de Bonsucesso, Olaria e Ramos Marcos Porto / Agência O Dia

Rio - O governador do Rio, Cláudio Castro, anunciou na manhã desta sexta-feira (6) que a Supervia, concessionária que administra os trens, foi multada em R$ 1,5 milhão por falhas encontradas nas estações de Bonsucesso, Olaria e Ramos.
Segundo ele, o Procon esteve nas estações e flagrou atrasos, falta de condições de acessibilidade e risco à segurança dos passageiros, visto que o espaço entre o trem e a plataforma estava inadequado. Esta é a primeira multa aplicada desde a implantação do Programa Estação Segura, que é uma força-tarefa para levar mais segurança aos passageiros dos trens e verificar possíveis irregularidades nos ramais.

Ainda há outros 16 autos de infração flagrados nas estações que estão em análise e podem gerar novas multas para a concessionária. Nas redes sociais, o governador afirmou que não irá descansar "enquanto a Supervia não oferecer um serviço digno à população fluminense".

A força-tarefa foi anunciada no último dia 8 de abril e tinha como uma das principais ações o plano de retomada de 12 estações consideradas perdidas para o tráfico, por meio da Polícia Militar. A ação ocorreu após inúmeros episódios de paralisação nos ramais por conta de roubos de cabos, atrasos nas viagens, sucateamento e falta de trens em horários de pico. O objetivo é melhorar os serviços oferecidos pela Supervia à população.

"É inadmissível que uma concessionária submeta a população do Rio ao fechamento de 54 estações. E imponha sua incapacidade operacional ao cidadão. Vamos fazer uma vistoria para verificar a origem desses problemas", declarou.

Há cerca de um mês, Castro já havia anunciado a suspensão das negociações com a Supervia quanto ao reajuste das tarifas, até que a concessionária corrigisse todos os problemas no serviço. Segundo ele "enquanto a situação de crise continuar, não será repassado nenhum real".

A Supervia foi procurada, mas não quis se manifestar sobre o caso.