Tio de Rita, Aristides Rodrigues, e irmão da vítima, Jairo Peres, no IML para fazer o reconhecimento do corpoSandro Vox/Agência O Dia

Rio - Uma mulher foi encontrada morta com sinais de estupro e estrangulamento na manhã deste domingo (8), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. Segundo testemunhas, o corpo foi encontrado no meio de um matagal por um morador da região.

A vítima, identificada como Rita de Cássia Peres, de 47 anos, teve as roupas arrancadas durante o crime. O caso ocorreu na Rua Francisco Lengruber Portugal, no bairro Santa Isabel. De acordo com Jepherson Rodrigues, primo da mulher, ela sempre utilizava o caminho para voltar para casa.
"Rita de Cássia Peres, maravilhosa, engraçada, ingênua, livre! Mataram ela de madrugada, num caminho que ela sempre fazia, há 17 anos! Qual foi o erro dela? Mataram a mulher enforcada!", desabafou ele.

Jepherson também contou que, de acordo com policiais que atenderam a ocorrência, o corpo de Rita tinha marcas de luta corporal, inclusive resquícios de pele e cabelo debaixo das unhas, além de sinais de estrangulamento e estupro.

Familiares da vítima estão no Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó, nesta segunda-feira (9), para fazer o reconhecimento do corpo, que passou por uma perícia para verificar se a mulher foi estuprada. Eles aguardam o laudo para saber com clareza o que aconteceu com Rita.

Ainda segundo o primo de Rita, a polícia informou aos familiares que a vítima foi estrangulada por uma câmara de ar de pneu. O marido da mulher teria sido apontado, inicialmente, como autor do crime, porém, após ser ouvido e passar por exames, a hipótese foi descartada. Com isso, Jepherson relatou que os agentes não tinham nenhum suspeito e queriam declarar o crime como inconclusivo.

Morta no dia das mães, Rita de Cássia deixou três filhos, um de 18 anos e dois menores, de 17 e 13 anos.

A Polícia Militar informou que agentes do 7ºBPM (São Gonçalo) foram verificar ocorrência no bairro Santa Isabel, no município de São Gonçalo. No local, uma pessoa foi encontrada em óbito. A área foi isolada para perícia. Ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo (DHNSG).

Já a Civil disse que uma perícia foi realizada no local e a investigação está em andamento para esclarecer as circunstâncias do crime.
Familiares dizem que vítima lutou pela vida
O tio da vítima, Aristides da Conceição Rodrigues, de 54 anos, contou que Rita de Cássia lutou com o criminoso antes de morrer e que, provavelmente, ele estaria todo arranhado e machucado.

"Se eu fosse polícia, eu teria como ir lá e descobrir, porque o caso não é difícil, foi encontrado cabelo na unha dela, foi encontrado pele na unha dela. Ela lutou antes de morrer, o criminoso enforcou e ela arranhou ele todo. Quando a polícia chegou lá, a primeira coisa que eles disseram era para gente tomar cuidado porque poderia ser alguém da área e a pessoa está toda arranhada. Então tem que ver quem do local está sumido, quem está todo arranhado, porque é fácil de achar", disse.

Bastante abalado com a situação, Aristides ainda relatou que espera que o crime seja resolvido o quanto antes. Para ele, a situação sofrida por sua sobrinha pode ser um exemplo para que novos crimes como esse não voltem a acontecer.

"A vida dela não vai voltar, já se foi, mas que sirva, infelizmente, de exemplo para que outros crimes como esse não voltem acontecer. Se não prender o criminoso que fez isso, outras vítimas vão passar por esse caminho e podem ser mortas da mesma forma".
Aristides também contou que soube da morte da sobrinha através do namorado, que, por sua vez, foi avisado por um pescador da região. De acordo com o tio da vítima, o namorado a aguardava para festejar o dia das mães.

"Ele (o namorado da vítima) ficou muito transtornado com a situação. Ele ia fazer um almoço de dia das mães para ela. Ela (a vítima) tinha ido na minha casa na sexta-feira e tinha esboçado uma felicidade muito grande pelo dias das mães. A Rita foi para a casa dele no sábado, na parte da tarde, ficou com a filha até às 19h, depois voltou para casa para deixar a filha e depois voltou para a casa do namorado. Ele estava esperando ela, mas ela não chegou. Ele achou que a Rita não iria voltar e tinha deixado para ir no dia seguinte. Quando chegou de manhã, um pescador foi avisar a ele que ela estava morta no caminho".