Comandante-geral dos Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, determinou a suspensão imediata do porte e posse de armas do militarReprodução

Rio - O Corpo de Bombeiros do Rio informou, nesta terça-feira (10), que pediu a prisão preventiva do sargento Paulo César de Souza Albuquerque, filmado atirando em um atendente do McDonald's, na Taquara, Zona Oeste do Rio. De acordo com a família, Mateus Domingues Carvalho, de 21 anos, perdeu o rim esquerdo e segue internado no Hospital Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. O estado de saúde dele é estável.
Segundo o CBMERJ, o comandante-geral da corporação, coronel Leandro Monteiro, determinou suspensão imediata do porte e posse de armas do militar, além de da instauração de um inquérito policial militar para apurar a conduta do profissional e a abertura de um conselho disciplinar. O Corpo de Bombeiros informou ainda que repudia qualquer ato criminoso e condutas ilícitas dos seus integrantes.
Paulo César tem outras passagens pela polícia. Em 2012, por lesão corporal e ameaça contra uma mulher e em 2018, por violação de domicílio e invasão de um terreno.
Marcela Costa, tia de Mateus, disse na manhã desta terça-feira, ao DIA, que o jovem terá que passar por nova cirurgia para tentar reconstruir o intestino e não precisar ficar usando uma bolsa de colostomia para o resto da vida. Segundo ela, o sobrinho sabe de tudo o que aconteceu, mas ainda não assimilou a proporção que o caso tomou.
Entenda o caso
O crime ocorreu por volta das 2h da manhã da última segunda-feira (9). De acordo com amigos da vítima, o homem fez um pedido no drive-thru da unidade e no momento em que foi pegar o seu pedido, já no fim do atendimento, disse ter um cupom de desconto.
Mateus Domingues Carvalho, de 21 anos, tentou explicar que a informação deveria ter sido dada no início do pedido. Insatisfeito, o bombeiro quebrou a proteção de acrílico e deu um soco no rosto do atendente. Após isso, entrou na loja e atirou no funcionário.
Mateus foi atingido na barriga e encaminhado paro o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Segundo a direção da unidade, seu quadro de saúde é estável.
De acordo com a 32ª DP (Taquara), novas testemunhas serão ouvidas e outras diligências estão em curso. A investigação está em andamento.