Viatura da Polícia Civil é alvejada nesta quarta-feira próximo à comunidade de ManguinhosReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - Três carros da Polícia Civil foram atacados a tiros nas proximidades de Manguinhos, na Zona Norte da cidade, nesta quarta-feira (18), durante uma inspeção de agentes em um ferro-velho na região, no início da tarde. Após os ataques, a polícia fez uma operação na favela para tentar prender os suspeitos. Houve intenso tiroteio e moradores entraram em pânico. Um helicóptero blindado sobrevoou a região. Assustadas, crianças da Escola Municipal Albino Souza Cruz, na Avenida dos Democráticos, se protegeram sentadas no corredor da unidade.
Pelo menos dois homens foram baleados. Um deles, que não teve o nome divulgado, morreu após ser encaminhado a uma UPA da região. De acordo com a Polícia Civil, ele estava com uma mochila com 320 munições de fuzil e drogas. Agentes ainda apuram se ele tem envolvimento como tráfico local.
Além disso, um suspeito identificado apenas como Anderson, que foi atingido no pé durante o confronto, está estável, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). "A UPA Manguinhos informa que deram entrada dois homens adultos - um em estado estável e o outro faleceu", afirmou em nota.
Também durante a ação, um rapaz chamado Rael, que seria o segundo na hierarquia do tráfico local, foi preso com nove granadas.
De acordo com a Polícia Civil, as viaturas foram alvejadas ao passar na altura de Manguinhos. "Na terceira ocorrência, havia um comboio vindo logo atrás, que entrou em diligência para tentar efetuar a prisão dos agressores. Após intenso confronto, foi solicitada a presença do helicóptero para apoio aéreo e preservação da segurança de policiais e moradores", informou a nota da instituição.

Pelas redes sociais, moradores de Manguinhos relataram que o helicóptero estava sobrevoando bem baixo pela comunidade. Vários carros da Polícia Civil saíram da Cidade da Polícia, no Jacarezinho, em direção à comunidade. Entre eles, um veículo blindado. 
"Eu fico apavorada quando tem operação no Manguinhos, Mandela e jacaré, lá parece Afeganistão é tiro de verdade", escreveu uma mulher em rede social. Outro morador também usou as redes sociais para informar: "O bicho tá pegando lá no Manguinhos, muito tiro, helicóptero e tudo".