Imagens mostraram parte das negociação do Bope para libertar idosa refém em biblioteca no Centro do RioReprodução de vídeo

Rio - Imagens de uma câmera de segurança registraram parte das negociações que foram feitas pela Polícia Militar para libertar uma idosa, de 70 anos, que era mantida refém dentro da Biblioteca Parque, no Centro do Rio, nesta segunda-feira.
No vídeo, é possível ver um negociador do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar sentado em uma mesa próximo ao homem, identificado apenas como Lucas, e da vítima. O agente pedia que ele deixasse a faca sobre a perna enquanto tentava estabelecer a confiança do homem.
"Capitão Procópio, alguém vai se aproximar dessa nossa conversa aqui que estou tendo com o Lucas de uma maneira que trazer algum risco para essa conversa?", questionou o negociador. "Negativo", respondeu o capitão, que comandava a operação de resgate. 
A negociação com o criminoso durou quase 1h30 e, além do Bope, teve o apoio de agentes do 5º BPM (Praça da Harmonia) e a 4ª DP (Praça da República). Durante todo esse tempo, o homem ficou sentado ao lado da mulher enquanto segurava uma faca, que as vezes era colocada no pescoço da vítima.
Segundo o tenente-coronel Uriá Nascimento, do Bope, após uma análise do perfil dele, foi usado uma arma não letal (taser) para neutralizar o homem. Nascimento informou que o nome do rapaz não será divulgado para preservar os envolvidos, mas disse acreditar que ele e a mulher não tinham vínculo. A motivação da ação ainda está sendo apurada.
O homem foi conduzido para a 4ª DP, onde a ocorrência foi registrada. A idosa não se feriu, mas foi levada para o Hospital Municipal Souza Aguiar, onde ficou em observação.
Uma ambulância também foi acionada às 17h15 ao local. Segundo o Corpo de Bombeiros, o envio da ambulância foi por medidas preventivas. Testemunhas dizem que o prédio foi evacuado assim que a PM chegou no local.