Pequeno foi acolhido em abrigo após a Polícia Militar ser acionadaReprodução/Redes Sociais

Rio - Um menino de 9 anos foi abandonado pela própria mãe na Avenida Tancredo Neves, em Japeri, na Baixada Fluminense, na tarde da última segunda-feira (20). A criança foi caminhando até o bairro de Engenheiro Pedreira, onde pediu ajuda para o dono de uma oficina, que acionou agentes do Segurança Presente de Japeri.
De acordo com os policiais, assim que chegaram ao local, o Serviço Social da cidade entrou em contato com o Conselho Tutelar. A criança foi encaminhada para o Abrigo Municipal de Japeri, onde recebeu cuidados.
Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), 288 crianças da faixa de 0 a 9 anos foram abandonadas no estado do Rio durante o ano de 2021, o que equivale a um caso a cada 30 horas. O número é o maior nos últimos cincos anos. Menores na faixa dos 9 anos e pardos representam a maior parte das vítimas de abandono, que é realizado geralmente por pais, mães, padrastos e madrastas.
No levantamento, quando se inclui a faixa de crianças a adolescentes, o número de casos de abandono em 2021 sobe para 363, sendo uma vítima a cada dia. O valor também é o maior dos últimos cinco anos.
Procurado, o Conselho Tutelar da cidade de Japeri ainda não se manifestou sobre o ocorrido.