Profissionais da educação protestam por melhorias no salário e contra o Novo Ensino MédioDivulgação

Rio - Profissionais de educação da rede estadual do Rio de Janeiro realizam uma greve de 24 horas que contou com uma passeata, na manhã desta quarta-feira (22). Cerca de 500 pessoas participaram do ato no Palácio Guanabara.

A concentração da Passeata foi realizada no Largo do Machado, às 09h30, um pouco mais tarde, às 12h, os profissionais foram caminhando até o Palácio Guanabara, sede do governo do Estado, onde permaneceram até às 14h.

A manifestação tem como objetivo reivindicar a recomposição salarial e cumprimento do Piso Nacional do Magistério e do Piso Regional RJ para os funcionários; implementação do 1/3 extraclasse; Migração para 30h e convocação de mais concursados; e contra o Novo Ensino Médio.

Segundo o Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe-RJ), mesmo com a recomposição salarial de 13,05%, em janeiro, o piso da categoria continua muito distante do piso nacional do magistério. Já os funcionários administrativos têm um piso abaixo do salário mínimo regional e nacional.