A Justiça concedeu liberdade condicional ao ex-deputado Edson Albertassi Foto: Reprodução da internet

Rio - O ex-deputado estadual, Edson Albertassi, condenado na Lava Jato do Rio e preso desde 2017, conseguiu o benefício da liberdade condicional. Por cauda da pandemia de Covid-19, Albertassi cumpria prisão domiciliar desde abril de 2020.
Quem concedeu sua liberdade condicional foi o juiz Marcelo Rubioli, da Vara de Execuções Penais (VEP). Em um trecho de sua decisão, o magistrado afirma: "Não se trata de crime cometido com ameaça ou violência. Assim, presentes os requisitos legais autorizadores, concedo o livramento condicional ao apenado".
Em seu despacho, o juiz determina que Albertassi compareça "bimestralmente para assinar boletim de frequência e manter informados/atualizados seu endereço e suas atividades".
Edson Albertassi foi preso em novembro de 2017 na Operação "Cadeia Velha", desdobramento da Lava Jato, no Rio de Janeiro. Além dele, também foram presos os ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Rio Jorge Picciani e Paulo Mello.
Investigações
As investigações da Lava Jato apontaram a existência de um esquema de corrupção envolvendo a aprovação de projetos na Alerj em troca de propinas pagas por empresas de ônibus e empreiteiras. Segundo as investigações, os ex-parlamentares teriam recebido mais de R$ 100 milhões.
Em 2019, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) condenou Albertassi a 13 anos e 4 meses de prisão em regime fechado pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. No início de 2020, Albertassi conseguiu a progressão para o regime semiaberto. Em abril, conseguiu o direito de ficar em prisão domiciliar.