Trens de quatro ramais da SuperVia circulam com intervalos irregulares nesta sexta-feiraDivulgação

Rio - Os passageiros enfrentam problemas nos trens pelo quinto dia consecutivo. De acordo com a SuperVia, os ramais de Japeri, Deodoro, Santa Cruz e Saracuruna circulam com atrasos nesta sexta-feira. O ramal de Belford Roxo opera normalmente.
O ramal Japeri opera com intervalos médios de 20 minutos no trecho entre Japeri e Comendador Soares e com intervalos médios de 10 minutos no trecho entre Nova Iguaçu e Central do Brasil. Não haverá partidas da Central do Brasil para Nova Iguaçu.
O ramal Saracuruna circula com intervalos médios de 20 minutos no trecho entre Gramacho e Central do Brasil. Já o ramal Santa Cruz, interligado com o Deodoro, funciona com intervalos médios de 20 minutos no trecho entre Santa Cruz e Benjamim do Monte e com intervalos médios de 10 minutos no trecho entre Campo Grande e Central do Brasil.
Segundo a concessionária, os clientes estão sendo informados do problema através do sistema de áudio das estações. "Devido a uma ocorrência externa, os intervalos dos ramais estão ampliados temporariamente. Técnicos trabalham para normalizar a operação no menor tempo possível".
Manifestação
No início da manhã de quarta-feira, a SuperVia suspendeu a operação no trecho entre as estações Gramacho e Corte Oito devido a uma manifestação de passageiros na linha férrea. Por conta do protesto de usuários do transporte, a circulação ficou interrompida das 7h15 às 10h30.
A manifestação ocorreu depois que os trens do ramal Saracuruna começaram a operar com intervalos ampliados. Segundo a concessionária, o atraso foi ocasionado pelo furto de cabos em vários pontos do ramal nos últimos dias, que prejudicou o sistema de sinalização automática.
As pessoas quebraram a bilheteria, jogaram troncos de árvores, madeiras, lixos e até um carrinho de pão de queijo em cima dos trilhos, impedindo a chegada dos trens na estação. Policiais militares atuaram no local para retirar os passageiros da linha férrea.