Prefeito Eduardo Paes e o Secretário de Saúde Rodrigo Prado no Centro de Operações do RioArquivo/ Marcos Porto/Agência O Dia

Rio - A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-Rio) informou, nesta quinta-feira (23), que foram identificados mais dois casos de varíola dos macacos na cidade. De acordo com o órgão, são dois homens, de 25 e 30 anos, residentes do município do Rio de Janeiro e sem histórico de viagem internacional ou contato próximo com viajantes. Com isso, foi confirmada a transmissão local da doença.
Ambos estão em isolamento domiciliar e sendo monitorados diariamente pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) por meio da Coordenação de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde (CIEVS-Rio) e assistidos pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI) da Fiocruz.
Agora, o município do Rio tem, até o momento, três casos confirmados da doença. Ainda segundo a SMS, todos apresentam boa evolução clínica, seguem em isolamento domiciliar e em monitoramento diário, assim como os seus contatos próximos que não apresentaram sintomas. A última atualização sobre as pessoas infectadas pela doença foi na última quarta-feira (22).
A doença
A varíola dos macacos é uma doença viral rara transmitida pelo contato próximo, íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Esse contato pode ser, por exemplo, um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções e mucos da pessoa infectada.
Os sintomas iniciais costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão. Em geral, entre 1 a 3 dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.