Polícia Civil prende onze suspeitos de integrarem organização de tráfico de drogas em Três RiosReprodução

Rio - A polícia está nas ruas no município de Três Rios, no Centro-Sul fluminense, para cumprir mandados de prisão contra criminosos e de busca e apreensão contra adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas local. Até o momento, 12 pessoas foram presas. No total, foram expedidos 17 mandados de prisão e 21 de busca e apreensão. A "Operação Ausar" foi deflagrada pela 108ª DP (Três Rios) e pelo 7º Departamento de Polícia de Área (DPA).
Polícia Civil prende onze suspeitos de integrarem organização de tráfico de drogas em Três Rios - Reprodução
Polícia Civil prende onze suspeitos de integrarem organização de tráfico de drogas em Três RiosReprodução
Os mandados foram expedidos por meio de um inquérito policial que apurou a existência de uma estrutura criminosa estabelecida no bairro Vila Isabel, um dos mais importantes de Três Rios. A quadrilha distribui e vende drogas. Ao longo de quase seis meses, os agentes identificaram que trata-se de um núcleo da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), liderado por Salvador Rodrigues Neto, o Netinho, foragido da Justiça e escondido em uma comunidade da capital. 
A organização tinha rotinas próprias, com uma divisão de tarefas que permitia o fluxo continuado da chegada de droga em Três Rios, sua distribuição, venda e repasse do dinheiro arrecadado.

Por meio de um trabalho de inteligência e monitoramento, os policiais verificaram que a ostentação de armas de fogo de diferentes calibres pelas ruas do bairro, a intimidação aos moradores, a captação de jovens para trabalhar como "soldados do tráfico", o confronto contra policiais militares, o uso de simbologias próprias da facção criminosa e a ligação do grupo com outras organizações eram práticas constantes dos traficantes.
O delegado Claudio Batista afirmou que a polícia trabalha para estabelecer a paz na comunidade. "Estamos fazendo um trabalho para poder desconstituir a estrutura do crime. O líder está foragido. A ideia é que a gente consiga tranquilizar a comunidade pelo menos pelo próximos meses. Sabemos que os criminosos acabam sendo substituídos, mas continuamos trabalhando", afirmou.