RJ - Reunião do Comitê de Ética da Câmara dos Vereadores, para analisar as denúncias contra o vereador Gabriel Monteiro nesta terça-feira (29).Cléber Mendes/Agência O Dia

Rio - Após virar réu por assédio e importunação sexual na Justiça do Rio, Gabriel Monteiro poderá sofrer outro revés no próximo mês, dessa vez na Câmara de Vereadores. Isso porque o futuro do mandato do parlamentar deve ser decidido a partir do dia 2 de agosto, quando está prevista a apresentação do relatório da Conselho de Ética sobre a conduta do vereador. O ex-PM responde a quatro acusações na casa.

A derrota mais recente de Monteiro aconteceu, nesta terça-feira (5), quando a Justiça do Rio acatou denúncia do Ministério Público do Rio (MPRJ) por assédio sexual e importunação sexual supostamente cometidos pelo parlamentar contra uma ex-assessora.

Na Câmara dos Vereadores ele é alvo de quatro acusações, dentre elas estupro, assédio e por forjar vídeos na internet. Se o entendimento da Comissão de Ética decidir contra o vereador, o ex-policial militar pode perder o seu mandato como vereador ao final do processo.

O relator do processo no Conselho de Ética, o vereador Chico Alencar (Psol), irá apresentar o relatório final no próximo dia 2 de agosto. A partir desta data, a defesa de Gabriel Monteiro terá cinco dias úteis para apresentar as alegações finais.

Na segunda semana de agosto, o relatório será votado pelo conselho e se aprovado poderá ser encaminhado para a votação na Câmara. Os parlamentares então decidirão pela cassação ou não de Monteiro.

"Estou trabalhando intensamente com a minha equipe na produção do relatório, já é avançada. Compulsando as mais de mil páginas de depoimentos. Nós vamos apresentar esse relatório no primeiro dia de agosto. Assim que acabar o recesso", disse Chico Alencar (PSol), presidente da Comissão de Ética da Câmara.

A última reunião da fase de instrução da comissão que analisou as acusações ocorreu no último dia 23. No total, foram ouvidas 12 testemunhas de acusação e oito de defesa. Em uma das audiências, foram identificadas contradições nos depoimentos prestados. 
Ainda pode concorrer
Mesmo que seja condenado, o ex-PM e youtuber ainda poderá concorrer à vaga de deputado federal nas eleições deste ano. A troca da Câmara de Vereadores para a Câmara dos Deputados pode ocorrer caso ele seja cassado somente após o dia 15 de agosto, que é data limite para o registro de candidatos no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).