Paredes destruídas com intensa troca de tiros dentro de beco no Complexo do AlemãoReprodução de vídeo

Rio - Uma série de vídeos feitos por moradores do Complexo do Alemão mostra o cenário de destruição deixado pelo conflito armado entre traficantes e policiais em becos e vielas dentro das comunidades, nesta quinta-feira (21). As imagens chocantes mostram paredes perfuradas pelos disparos trocados durante a operação, que, até o momento, resultou na morte de 18 pessoas, sendo duas vítimas, uma mulher e um PM, além de 16 suspeitos.

Nos registros, moradores mostram becos no interior da comunidade completamente destruídos por disparos. Em uma das filmagens, é possível ver as paredes de uma residência destruídas, restando apenas colunas que sustentam o segundo andar do imóvel.

Canos, portas, portões e escadas foram atingidos, deixando um rastro de escombros pelo chão de ruas no interior da comunidade. No vídeo, uma moradora que voltava para casa chega a se assustar com o estrago: "Olha como ficou a nossa casa", lamentou.
No mesmo beco, uma moradora fez imagens direcionando o vídeo para sua chefe. "A senhora está vendo, patroa. Isso aqui é na porta da minha casa", comenta ela, mostrando os restos deixados pela guerra. 

Mais cedo, uma moradora registrou a marca de um disparo que perfurou a parede de um dos quartos da sua casa atingindo uma TV.
Abusos

Outras denúncias feitas por moradores dão conta de invasões praticadas por PMs a residências, com truculência, agressão aos moradores e até roubo de pertences. Registros compartilhados nas redes sociais também trazem PMs usando casas no interior da comunidade como guaritas.

Procurada sobre os casos de abuso, a Polícia Militar se limitou a dizer que as denúncias de abuso devem ser feitas à Corregedoria Geral da Corporação via telefone (21) 2725-9098 ou ainda pelo e-mail denuncia@cintpm.rj.gov.br.