Brasil registra mais de 40 mil novos casos de covid-19 em 24 horasReprodução

Rio - A Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES) registrou, nesta quinta-feira (20), mais 3.035 novos casos e 32 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. No total, foram contabilizados, até o momento, 2.427.181 casos e 74.586 óbitos. A taxa de ocupação nas enfermarias está em 65%. Já a taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) é de 69%.
De acordo com a atualização, a taxa de letalidade está em 3,08%. Vale ressaltar que o registro feito nas últimas 24 horas não significa que o caso tenha acontecido no mesmo período.
Cariocas relatam sensação de segurança com a quarta dose da vacina contra Covid-19
A população carioca acima dos 35 anos, que começou a receber a quarta dose da vacina nesta quarta-feira (20), relatou sensação de alívio e segurança com a vacinação.Os postos e centros municipais de toda cidade registraram grande movimentação no primeiro dia para a nova faixa etária.
No Museu da República, no Catete, na Zona Sul do Rio, a advogada Patrícia Lance, 35 anos, foi uma das primeiras a garantir a dose de reforço. “Assim que começou minha faixa etária, eu já fui logo, acho que a gente tem que manter a imunização, isso é muito importante”, comentou.
Quem também esteve no local foi o analista de sistema Kleiton Albuquerque, 38 anos, ele acredita que a vacinação é questão de saúde pública.
“Todo mundo tem que se vacinar, é questão de saúde pública, e a única maneira que temos que nos prevenir. Eu peguei Covid uma vez, e estava vacinado, só tive o sintoma 2 dias. Isso é muito importante”, comentou.
Assim como eles, a advogada Lilian Esty, 38 anos, reforçou a importância da vacina em relação à segurança da população como um todo.
"Acho que a importância principal é minha própria segurança e saúde, e também me vacino pensando nos outros, porque com a vacina a gente fica mais protegido, reduz a contaminação. Eu já tive Covid duas vezes, só sintomas leves, mas perdi uma prima de 40 anos, que deixou dois filhos pequenos antes da chegada da vacina, que poderia ter evitado essa fatalidade", comentou.
O secretário municipal de saúde do Rio, Rodrigo Prado, pediu para que a população não deixe de se vacinar. "A segunda dose de reforço é fundamental para renovar a proteção da população contra a covid-19 e agora conseguimos avançar para o público a partir de 35 anos. É um grupo que a grande maioria já cumpriu o intervalo de quatro meses para receber a nova dose, que se torna ainda mais importante neste período de inverno. Esperamos os cariocas com 35 anos ou mais nos nossos postos para ampliarmos a cobertura vacinal na cidade", disse.
O infectologista José Pozza, da Unirio, também reforçou a importância da dose de reforço. “É sempre importante fazer o reforço contra Covid porque é natural e esperado que a imunidade caia confirme o tempo vai passando. Também é sabido e confirmado que uma nova dose de vacina eleva rapidamente os níveis de anticorpos circulantes. Como a vacinação completa previne o agravamento da doença e óbitos, deve ser estimulada sempre”, relatou.