Universidade quer sanar as principais dúvidas referente ao surto da doença, priorizando a conscientização sobre o assunto OMS/Divulgação

Rio- A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará, nesta quinta-feira (28), um evento para informar e tirar dúvidas sobre a varíola dos macacos (Monkeypox). O estado do Rio, segundo a Secretaria de Saúde (SES), contabiliza até o momento 115 casos ativos e 26 casos em investiação da doença. No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) ativou seu nível mais alto de alerta para tentar conter o surto da varíola, que já afetou quase 17 mil pessoas em 74 países. 
O Fala, Minerva! UFRJ: Debate Varíola dos Macacos (Monkeypox)” que acontecerá de maneira híbrida (presencial e remoto) e começará a partir das 13h30, pretende responder perguntas como “O que é o vírus?”, “Quais as manifestações clínicas?” e “Como se chega ao diagnóstico?” de maneira objetiva, acessível e embasada na ciência. Os inscritos também poderão apresentar outras dúvidas com os palestrantes mediante inscrição prévia.
A iniciativa contará com a participação de especialistas da instituição, como as professoras Clarissa Damaso, assessora do Comitê da OMS para pesquisa com o vírus da varíola, e Terezinha Castiñeiras, chefe do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da UFRJ, além de outros nomes.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas pelo site ufrj.br/falaminerva. Serão 500 vagas, sendo 70 presenciais (informações abaixo) e 430 remotas, através da plataforma Zoom. Quem for presencialmente deverá chegar no local do encontro às 13h30 em ponto para o credenciamento presencial. 
O evento será na Inovateca, que fica na Ilha do Fundão (Rua Aloísio Teixeira, 564, Parque Tecnológico da Cidade Universitária).
Programação:
13h30 — Credenciamento presencial / acesso à sala virtual

14h05 — Lançamento do selo “Fala, Minerva!”

14h10 — Abertura
Profa. Dra. Denise Pires de Carvalho
Reitora da UFRJ

14h15 — O que é o vírus?
Profa. Dra. Clarissa Damaso, virologista
Chefe do Laboratório de Biologia Molecular de Vírus (UFRJ)
Assessora do Comitê da OMS para Pesquisa com o Vírus da Varíola
14h25 — Manifestações clínicas
Prof. Dr. Rafael Galliez, médico infectologista
Professor de Doenças Infecto e Parasitárias da Faculdade de Medicina (UFRJ)

14h35 — Diagnóstico
Prof. Dr. Amilcar Tanuri, médico
Coordenador do Laboratório de Virologia Molecular (UFRJ)
Consultor na área de Laboratório, do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro

14h45 — Como a UFRJ está preparada para atender?
Profa. Dra. Terezinha Castiñeiras, médica
Diretora do Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier)

14h55 — Interações: perguntas das plateias física e virtual

16h — Encerramento